A Prefeitura de Goiânia está projetando arrecadar R$ 1.328 bilhão com o IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana) em 2025. O prefeito Sandro Mabel (UB) e o secretário da Fazenda, Valdivino Oliveira, anunciaram as novas medidas vigentes para este ano e o reajuste do tributo, que teve acréscimo de 4,87%, seguindo o IPCA de dezembro.
Entre as mudanças anunciadas, novidades que buscam facilitar o pagamento e modernizar a gestão tributária. Conforme o balanço da prefeitura, 571 mil imóveis prediais e 115 mil territoriais deverão pagar o imposto este ano.
Confira as novidades no IPTU 2025:
Pagamentos e reajustes
As guias do IPTU serão enviadas aos contribuintes a partir da próxima semana, pelos Correios. Tanto o pagamento do IPTU quanto do ITU poderão ser feitos on-line pelo portal da Prefeitura, ou presencialmente, na Central de Atendimento.
O IPTU 2025 poderá ser parcelado em até 11 vezes, com desconto de 10% para quem optar pelo pagamento único, à vista. O vencimento da parcela única será no dia 20 de fevereiro. O reajuste do valor segue o IPCA de dezembro de 2024, com aumento de 4,87% em relação ao ano passado.
De acordo com a prefeitura, o aumento só será maior em casos específicos, como: acréscimo de área de terreno; acréscimo da área edificada, quando superior a 20%; alteração de uso residencial para não residencial; alteração de imóvel edificado para não edificado; imóveis novos / remanejamentos, remembramentos e/ou desmembramentos.
IPTU Social
Este ano, a quantidade de beneficiados pelo IPTU Social, que favorece contribuintes de menor renda, vai contemplar 97.506 imóveis. No ano passado, eram 85.234. Se enquadram nesta categoria imóveis com valor venal de até R$ 173 mil. Em 2024, o valor venal de isenção limite era de R$ 157 mil, o que representa reajuste de 14,39%.
Modernização
Além do IPTU, em 2025, o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) também passará a ser emitido de forma eletrônica, reduzindo o tempo de espera para a emissão das guias. O programa Alvará Fácil também será ampliado, permitindo que licenças e documentos sejam emitidos rapidamente, sem necessidade de deslocamento até a Prefeitura.
“A ideia é que o cidadão resolva tudo de forma ágil e eficiente, sem burocracia. Estamos modernizando os processos para facilitar a vida das pessoas”, destacou o prefeito.
O prefeito informou que a administração ampliará a fiscalização do ISS (Imposto Sobre Serviços), tributo fundamental para a formação da base do futuro Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), previsto na reforma tributária. “Se não arrecadarmos o ISS de forma consistente agora, receberemos menos recursos no futuro. Estamos intensificando a fiscalização com equipes nas ruas e sistemas de inteligência para garantir que este imposto seja recolhido”, explicou Sandro Mabel.
Fotos: Alex Malheiros
Legenda: Prefeitura de Goiânia anuncia medidas para o IPTU 2025 e modernização tributária
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
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