A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para incentivar os médicos a cumprirem os horários, pagará um adicional de 40% sobre o valor de cada plantão. De acordo com o secretário municipal de saúde de Goiânia, Fernando Machado, a expectativa é repetir a tranquilidade dos plantões no período natalino, quando todas as escalas de urgência estavam completas.
“É muito complicado deixar a família neste período. Por isso, além do adicional, a gerência de urgência faz um trabalho de convencimento para o profissional comparecer ao plantão”, disse o secretário.
Segundo a Prefeitura, durante o período de Natal, entre os dias 24 e 27, apesar do grande número de atendimentos, o clima nas UPAs, Cais, Ciams, Maternidades e outras unidades de urgência foi de paz. Foram 504 plantões, com 65 médicos e cerca de 12 mil atendimentos nas 18 unidades de atendimento 24 horas em Goiânia.
Já para o Ano Novo, a expectativa de atendimentos aumenta. Segundo a médica da assessoria técnica da Superintendência de Gestão de Redes e Atenção à Saúde, Patrícia Belém, “no Ntal, as pessoas ficam mais em casa com a família. No Ano Novo, muitos saem para festejar fora de casa”. De acordo com ela, no Reveillon é comum aumentaram os números de agressões, tentativas de homicídio e acidentes de trânsito.
Leia mais sobre: Cidades