A prefeitura de Goiânia irá contratar uma empresa para ficar responsável pela vacinação de um milhão de doses de vacinas contra a covid-19 na população da capital. A razão principal para esse contrato dá-se devido ao desgaste que se encontra a equipe de trabalhadores da saúde do município.
Ainda não foi revelado o valor do contrato e nem outros pormenores referentes ao assunto. Em nota enviada ao Diário de Goiás, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia explicou que não haverá compra de vacinas por meio desse contrato, mas, sim, o cuidado com a logística da vacinação da população.
“A Secretaria de Saúde de Goiânia esclarece que tal licitação não é para compra de vacinas, mas a contratação de administração de doses da vacina contra a Covid-19, e respectivo fornecimento de logística de tecnologia de informação e comunicação, insumos, registros e serviços necessários para implementação do processo completo de vacinação”, diz trecho da nota.
A pasta informa ainda que mesmo com várias parcerias e contratações de trabalhadores da saúde, os profissionais estão sofrendo com uma sobrecarga durante esse período de pandemia da covid-19 que já passa de um ano.
“A SMS esclarece ainda que, além do quadro técnico que já existia, realizou contratos temporários e credenciamento de mais profissionais para a campanha de vacinação, firmou parcerias com inúmeras instituições privadas e públicas, mas que, mesmo assim, há uma sobrecarga de mais de um ano de pandemia nos trabalhadores da saúde que trabalham com carga horária estendida, inclusive em feriados e finais de semana”, explica.
Além da vacinação contra o coronavírus, os profissionais da saúde de Goiânia concomitantemente trabalham na vacinação da influenza H1N1, desta forma adicionando mais trabalho a toda equipe, isto é, mais uma necessidade, entende a secretaria, para que uma empresa possa auxiliar neste trabalho.
“Os trabalhadores ainda atuam na Campanha de Vacinação de Influenza e na testagem ampliada da população. Daí a necessidade de um incremento na estratégia adotada atualmente para um melhor planejamento para atendimento dos goianienses. Haja vista que se trata de uma Campanha atípica devido a irregularidade no fornecimento de doses por parte do Ministério da saúde”, completa a a nota da secretaria.
O DG conversou com um médico, sob condição de mantê-lo no anonimato, e disse à reportagem que Goiânia dá um passo à frente em relação às demais cidades no tocante à vacinação contra a covid-19 porque com uma empresa privada no controle da vacinação pode — e deve, segundo ele — dar celeridade à imunização e deixará, o que é mais importante, disse o médico, as pessoas esperando menos tempo nas filas dos postos.
Ainda de acordo com o médico, às vezes a burocracia do poder público trava o bom desenvolvimento dos trabalhos, principalmente neste caso da pandemia. O profissional disse que a empresa poderá contratar mais pessoas e estruturas sem amarras burocráticas, por isso é importante este contrato.
Leia mais sobre: Prefeitura de Goiânia / Destaque / Goiânia