O Governo de Goiás, por meio do programa Goiás Sinalizado do Detran-GO, atua em oito municípios. As sinalizações, que começaram a ser implantadas no fim de outubro, foram finalizadas no fim de semana. Os municípios de Ipameri, Alto Paraíso, Santa Rita, Trombas, Santa Tereza, Fazenda Nova, Guapó, Pilar de Goiás e Brazabrantes receberam pinturas sob o pavimento das vias e placas suspensas sobre a pista.
A proposta do programa é organizar o fluxo de circulação, reduzir os conflitos, e especialmente, promover a segurança viária, contribuindo para a redução de acidentes. Além de locais de grande fluxo, as equipes do Goiás Sinalizado priorizam as imediações de escolas, visando oferecer melhores condições de travessia e maior segurança a pais e alunos.
O trabalho de sinalização tem como pilar o plano de circulação elaborado por engenheiros. Segundo o gerente de Engenharia de Tráfego, Renato Mundim, a proposta do trabalho é tomar um conjunto de medidas para orientar os condutores, ciclistas e pedestres, proporcionando maior segurança viária.
“O objetivo principal é reduzir os índices de acidentes, levando sinalização aos municípios que não tem órgão de trânsito. Assim, o Detran apoia e executa o trabalho para redução de acidentes de trânsito”, ressalta.
A mobilidade urbana é caracterizada pela forma como a população se desloca dentro da área urbana. Por meio do setor de engenharia de trânsito do Detran, a população desses municípios pode ter um deslocamento fluido e seguro com a sinalização adequada.
A sinalização orienta as ações de condutores e pedestres nas vias, além de ser resultado de intensas avaliações e planejamentos do Detran Goiás em regiões que não tem o trânsito municipalizado.
Leia mais sobre: Goiânia