05 de dezembro de 2025
Infraestrutura Urbana

Prefeitura de Goiânia intensifica ações de drenagem e executa obras para reduzir impactos das chuvas

Desde janeiro de 2025, já foram retiradas 3.190 toneladas de entulho da rede, o que corresponde a 75% de todo o volume recolhido em 2024
Segundo a prefeitura, foram retiradas 3.190 toneladas de entulho da rede de drenagem neste ano. Foto: Alex Malheiros.
Segundo a prefeitura, foram retiradas 3.190 toneladas de entulho da rede de drenagem neste ano. Foto: Alex Malheiros.

A Prefeitura de Goiânia tem reforçado a limpeza e manutenção da rede de drenagem, além de executar obras preventivas para reduzir os efeitos do período chuvoso na capital. Desde janeiro de 2025, já foram retiradas 3.190 toneladas de entulho da rede, o que corresponde a 75% de todo o volume recolhido em 2024. O trabalho busca garantir maior eficiência no escoamento da água e diminuir os riscos de alagamentos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), somente este ano já foi superado o total de bocas de lobo limpas em todo 2024: foram 20.824 unidades desobstruídas contra 20.816 no ano anterior. Também passaram por limpeza 72.894 metros de ramais, 376 poços de visita e 678 bueiros.

As atividades são realizadas de forma contínua por 12 equipes fixas, que atuam manualmente e com o apoio de caminhões hidrojato. As demandas chegam por meio do aplicativo Prefeitura 24h e de vistorias periódicas executadas pelas próprias equipes técnicas.

“As primeiras chuvas sempre trazem acúmulo de folhas e galhos que acabam sobrecarregando a rede. Por isso, atuamos preventivamente para minimizar impactos e garantir mais segurança à população”, explica o diretor de Operações e Conservação da Seinfra, Lucas Augusto Gontijo Borges.

Obras preventivas em diferentes regiões

Além da limpeza de galerias e bocas de lobo, a prefeitura investe em obras estruturais. No Setor Condomínio Shangry-lá, na Região Norte, foram construídas 24 novas bocas de lobo para reforçar o sistema de drenagem. Também foram executadas contenções de erosões em áreas de risco, como no Parque Santa Rita, Jardim Novo Mundo II, Recanto do Bosque, Bairro da Vitória e Vila Mauá.

Essas intervenções têm o objetivo de reduzir riscos de inundações, preservar a infraestrutura urbana e aumentar a segurança das famílias que vivem em regiões mais vulneráveis.

Recuperação da Marginal Botafogo

Uma das ações emergenciais em andamento ocorre na Marginal Botafogo, na altura da Rua 44, no Setor Norte Ferroviário. Durante o temporal da última terça-feira (23), um processo erosivo atingiu o talude no sentido Norte-Sul da via.

As máquinas da Seinfra trabalham no local na estabilização do talude, com a construção de um muro de contenção. Segundo a prefeitura, a técnica foi escolhida por garantir rapidez e efetividade, evitando que a erosão avance.

Após a desobstrução do canal, será feito o corte do talude para colocação de manilhas e aplicação de solo compactado, formando uma nova estrutura de contenção. Enquanto durarem as obras, agentes da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) interditaram o trecho e reforçaram a sinalização para garantir a segurança dos motoristas.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado