26 de novembro de 2024
Cidades

Prefeitura de Goiânia disponibiliza versão beta de aplicativo para solicitação de serviços

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Solicitar serviços públicos ao poder municipal via internet não é bem uma novidade. Em 2016, a Prefeitura de Goiânia disponibilizou o Net Consultas, um aplicativo que tentava facilitar o agendamento de consultas não-emergenciais no Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, o poder municipal prepara o lançamento de um novo aplicativo disponível para as plataformas Android e iOS. O “Prefeitura24horas” já está a disposição em versão beta (para testes) caso a população queira testa-lo. Nele, será possível realizar solicitações de serviços como tapa-buracos, coleta de lixo, iluminação dentre outras ações como a denúncia de descarte irregular de entulho.

O Diário de Goiás testou na manhã deste sábado (25/05) o novo serviço e comenta algumas impressões. O aplicativo é dinâmico e não ocupa muito espaço no seu Smartphone. A página inicial é uma de cadastro e você pode acessar a parte de serviços por meio de sua conta no Facebook o que minimiza um pouco o tempo gasto. Caso queira fazer um cadastro sem utilizar a rede social, um formulário pode ser preenchido e uma senha que você irá escolher será gerada. A partir de então, é exibida na tela principal todos os serviços, tornando a usabilidade bem tranquila. Nada fica escondido o que facilita consideravelmente a solicitação da tarefa à Prefeitura.

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São 11 serviços que podem ser solicitados e um outro para consultas de emprego. Na seção “Vagas emprego” estavam disponibilizadas vagas atualizadas no dia 23 de maio: ajudante de motorista, açougueiro, arte-finalista, analista de recursos humanos, contador, eletricista, engenheiro eletricista e uma série de outras vagas de diferentes níveis educacionais como exigência minima. Interessando por uma, o usuário pode clicar em cima e ver os dados de local, telefone para contato com o possível empregador e horário para atendimento da vaga.

Há também como relatar arvores caídas, solicitar o serviço de cata-treco, coletas de lixo, denunciar descarte irregular de entulho, iluminação, limpeza de boca de lobo, denunciar falta de manutenção em parques, solicitar correção em semáforos, roçagem e capina de áreas públicas e tapa-buraco. Também é possível realizar consulta de posicionamento em filas de espera em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).

Se você quiser solicitar um serviço de tapa-buraco, o aplicativo solicita uma foto e com o sistema de GPS ligado no celular, a localização já é encaminhada à Prefeitura. Caso queira colocar uma descrição opcional também é possível. O DG realizou três testes em diferentes serviços: arvore-caída, coleta de lixo e roçagem e campina de áreas públicas. Assim que a ocorrência é registrada, o usuário pode acompanhar o andamento da ocorrência por meio do campo “Minha Solicitações”, disponível no aplicativo. As solicitações tendem a ficar guardadas no histórico mesmo depois de concluídas.

 

As tentativas de otimizar serviços disponibilizando novos recursos online tem sido uma tentativa da Prefeitura de Goiânia em aproximar a população do poder público. O Robô da Prefeitura, já avaliado pelo Diário de Goiás é um deles. O objetivo era facilitar o acesso a informações na página da Prefeitura de Goiânia. Ao testar o recurso a equipe do DG chegou a conclusão que era mais fácil buscar o conteúdo desejado por busca manual do que por intermédio do robozinho que apesar de ser um funcionário simpático e que não recebia super-salários, não era tão funcional para a realização das tarefas que havia recebido.


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