21 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 12/02/2020 às 23:51

Prefeitura de Goiânia cria aplicativo que simula valores de IPTU

Aplicativo já está disponível na Google Play e Apple Store.
Aplicativo já está disponível na Google Play e Apple Store.

A Prefeitura de Goiânia disponibilizou, na Google Play e Apple Store, um aplicativo para smatphones com sistemas Android e iOS, chamado de “Simulador de IPTU”, que permitirá ao cidadão goianiense estimar o valor que será cobrado no Imposto Predial Territorial Urbano de 2016, caso o projeto que atualiza a Planta de Valores seja aprovado pela Câmara Municipal.

A matéria foi aprovada nesta quarta-feira (25) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e deverá ir à votação nesta quinta-feira (26). O contribuinte também terá condições de checar, pelo celular, o valor cobrado no IPTU e ITU em 2015, além da valorização imobiliária no período e avaliar o preço do pagamento do imposto à vista com 10% de desconto.

No entanto, o site da Prefeitura de Goiânia também oferece a possibilidade de calcular o valor. Deste a implantação, o site já recebeu 7.782 acessos. Segundo o secretário Municipal de Finanças, Jeovalter Correia, o objetivo dos aplicativos é dar mais transparência à discussão e informações aos cidadãos.

“Acreditamos que Goiânia está fazendo algo inédito. É mais uma medida a favor da transparência na gestão pública. Queremos mostrar que este projeto pratica justiça fiscal e respeita a capacidade contributiva do cidadão. Quem teve maior valorização paga mais um pouco, 15% a mais frente ao que foi pago este ano, sendo estes os cidadãos com maior poder contributivo”, afirmou o secretário.

O cálculo pelo site ou pelo aplicativo de celular foram desenvolvidos pela Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) e não geram custos para o contribuinte.

Leia mais:


Leia mais sobre: Cidades