Cerca de 150 fiscais de atividades econômicas, edificações e trânsito-transporte da Secretaria Municipal de Planejamento foram capacitados para atuarem no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O treinamento foi realizado nesta sexta-feira (19), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Segundo o responsável pelo treinamento dos profissionais, o fiscal de Saúde Pública, Redi Calil, o foco da capacitação foi a Lei Municipal 8887, de 2010, que trata do combate ao mosquito em Goiânia, desde os aspectos preventivos até os punitivos da legislação. “Quanto mais fiscais avaliando esses problemas, autuando essas pessoas, impondo penalidades, mais eficaz será a luta. A população verá que a Prefeitura está trabalhando para combater o Aedes em Goiânia”, disse Redi.
De acordo com o diretor de fiscalização, Paulo Rezende, após a capacitação, os fiscais da Seplam poderão atuar para resolver situações de combate ao mosquito dentro da rotina habitual de trabalho. “A ideia é treinar todos os fiscais da Seplam, que apesar, de não ser o foco da fiscalização de atividades econômicas, edificações e trânsito-transporte, ao se depararem com criadouros do mosquito estejam preparados para resolver a situação”, disse Paulo.
Ainda de acordo com o diretor de fiscalização, o proprietário do imóvel que não se adequar a Lei, será autuado em cima de um trabalho já realizado pelos agentes de saúde da Vigilância Sanitária.
Na próxima terça-feira (23), será realizado o Dia D contra o Aedes e, segundo Paulo Rezende, toda a fiscalização estará imbuída no sentido de autuar e punir os casos que já foram notificados e não se adequaram. “A fiscalização em parceria com a Vigilância Sanitária irá autuar esses casos. Acredito que 90% desses casos resultarão em autuação e condenação”, ressaltou.
Leia mais sobre: Cidades