26 de dezembro de 2024
Destaque 2

Prefeitura de Goiânia autoriza reabertura de atividades de ensino e eventos sociais

Imagem arquivo Revista/Veja.
Imagem arquivo Revista/Veja.

A prefeitura de Goiânia autoriza a reabertura de atividades na área da educação infantil e de eventos sociais para os próximos dias. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde detalhou como será esse retorno.

A volta das atividades de berçário e de instituições do ensino infantil deve ser apenas para crianças de 0 a 5 anos de idade e somente com  30% da capacidade do estabelecimento. Atividades esportivas, feiras e palestras, por exemplo, ainda estão proibidas. Os pais e responsáveis não poderão adentrar às instituições. Todos devem manter o distanciamento de 1,5 metro dentro desses  locais de ensino e usar máscara e álcool em gel.

Ainda de acordo com a nota da SMS, está proibida a entrada de portadores de comorbidades ou que façam parte do grupo de risco. Os intervalos e recreios das escolas devem ser em horários diferentes, com revezamento para evitar um maior número de alunos juntos. As reuniões dos profissionais de educação também devem ser com um número reduzido de pessoas presentes.

A nota da SMS pede ainda um cuidado especial aos banheiros das instituições, que estejam todos abastecidos com sabonete líquido, lixeira e papel toalha à disposição dos alunos. A secretaria enfatiza ainda que os brinquedos que não podem ser higienizados não podem ser utilizados.

 A autorização vale também para os eventos sociais. A capacidade permitida  é de 50%  e com um limite de 150 pessoas. Também é proibida a entrada de portadores de comorbidades ou que estejam no grupo de risco pra covid-19. A idade mínima para estes eventos é de 12 anos de idade.  O horário estabelecido para terminar os eventos é de 1h. A secretaria também diz que todos os eventos, públicos ou particulares, terão de ter listas com os nomes de todos os convidados e participantes.

O decreto obriga esses eventos seguirem as normas que já estão no dia a dia da população, como aferir a temperatura de todas as  pessoas  que irão participar, marcar o chão com informações de distanciamento, avisos em paredes e outros locais sobre as normas de segurança e colocar telas de acrílico no local que ficará o buffet para , assim, evitar o contato de gotículas nos pratos com alimentos e talhares na mesa.

Também fica autorizada as ações de cunho religioso em qualquer dia da semana e com 50% da capacidade de ocupação.


Leia mais sobre: Cidades / Destaque 2