12 de agosto de 2024
Cidades

Prefeitura de Goiânia aperta o cerco contra descarte irregular de entulho

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), reforçará a equipe de notificação e orientação com mais 82 servidores. De acordo com a administração municipal, somados aos 80 funcionários já existentes no órgão, o efetivo notificará e orientará o cidadão que jogar lixo e/ou entulho nas vias públicas na Capital de forma irregular ou fora do horário da coleta.

Os servidores estavam à disposição do Departamento de Urbanismo e passaram por um curso de capacitação para exercerem a nova função. Os 82 funcionários foram divididos em grupo e lotados nos 39 Pontos de Apoio (PA), onde cumprirão um cronograma diário de atividades.

Os agentes da Comurg orientarão a população sobre os dias e horários da coleta e as penalidades de fazer descarte clandestino de entulhos e galhadas. Caso haja flagrante, serão realizadas notificações administrativas e, se o morador não retirar o resíduo no prazo estabelecido pelo órgão, o auto de infração será encaminhado para o fiscal da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) para que seja gerada a autuação.

Conforme está no Código de Posturas do Município, o descarte de resíduos em via pública ou em terrenos é crime e a multa pode chegar a R$ 5 mil. Todos os tipos de descartes irregulares serão fiscalizados: entulho, lixo mal acondicionado ou depositado fora do horário da coleta e lotes em situação de abandono. De fevereiro a dezembro de 2015, a Comurg aplicou 36 mil notificações por descarte irregular de entulhos. Só em 2016, 540 lotes já foram vistoriados.

De acordo com o presidente da Comurg, Edilberto Dias, na Capital, são geradas, por dia, cerca de 1,4 mil toneladas de lixo orgânico e 3,5 mil toneladas de entulhos. A expectativa da Prefeitura de Goiânia é que, com esta medida, o cidadão fique mais consciente. A Comurg orienta que o ideal é procurar empresas de containers credenciadas na Amma para realizar o descarte do material corretamente. Os dias e horários da coleta estão disponíveis no site http://www.goiania.go.gov.br, ou pelos telefones (62) 3524-8555 e pelo aplicativo WhatsApp (62) 8596-8555.


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários