O salário dos servidores da Prefeitura de Goiânia começou a ser creditado ontem (30), um dia antes do calendário padrão da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), que prevê o pagamento no último dia do mês trabalhado.
A antecipação tem como objetivo aumentar a margem de segurança para o processamento da folha em tempo hábil, cautela decorrente do período de migração para a Caixa Econômica Federal (CEF), que desde o dia 1° de março é o banco oficial do município. Já neste mês, todo o pagamento do funcionalismo, ativo e inativo, será feito exclusivamente pela Caixa.
Segundo a Prefeitura, a expectativa é que todo o processo seja concluído até o início do desta quinta-feira (31). No entanto, cerca de 3.600 servidores ainda não regularizaram as contas na CEF durante o período de migração. Esse número representa 7% do total do funcionalismo municipal. “Independente do prazo encerrado, os servidores da prefeitura devem entrar no site disponibilizado pela prefeitura, identificar a agência preestabelecidas para ele e procurar a Caixa para regularizar a conta, porque os salários estão sendo depositados hoje. Os salários estarão depositados, mas a pessoa vai precisar do cartão para sacar e não vai ter porque não foi lá regularizar a conta”, explicou o superintendente do Tesouro Municipal, Alessandro Melo Silva.
Os servidores que perderam o prazo devem procurar as agências do banco a partir de hoje (31), para validas as contas previamente abertas pela instituição e poder movimentar os recursos normalmente, já que o salário já estará creditado nela.
O maior quantitativo de funcionários, que perderam o prazo para regularização das contas na Caixa, são do Instituto de Previdência (IPSM), 1567 pessoas. Em seguida, estão os servidores da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, 739; Secretaria Municipal de Saúde, 491; Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), 393; Secretaria Municipal de Assistência Social, 52; Secretaria de Governo, 43; Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação, 39; e Guarda Civil Metropolitana, 38.
Leia mais sobre: Cidades