A Prefeitura de Goiânia ampliou para 72 os pontos das faixas de Direita Livre, com o objetivo de tornar o trânsito mais ágil na capital. Segundo o diretor de trânsito da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), Luís Tiago Santos, a sinalização tem proporcionado melhorias significativas nos locais onde foi implantada.
“Com as placas indicativas, o motorista que precisa apenas virar à direita pode seguir sem esperar o sinal abrir, desde que respeite os pedestres, ciclistas e outros veículos”, explica.
Ele também destaca os impactos positivos da medida: “A Direita Livre ajuda na diminuição de filas e do tempo de deslocamento, melhora a eficiência dos cruzamentos e reduz o consumo de combustível. Isso também tem reflexo ambiental, pois contribui para a redução da poluição do ar da cidade”.
O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu ressalta, porém, que a Direita Livre exige atenção e responsabilidade dos condutores. “Não é um sinal verde automático. É um benefício que depende do comportamento seguro e consciente dos condutores”, afirma.
Ele reforça que a prioridade deve ser sempre a segurança dos mais vulneráveis no trânsito. “A regra básica continua, o maior protege o menor”, conclui.
Leia mais sobre: Cidades

