A Prefeitura de Goiânia anunciou a ampliação do corpo de trabalho nas 144 unidades de saúde da capital. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Machado, o objetivo é investir na contratação de mais médicos através de contratos de credenciamentos e aumentar o número de horas extras desses profissionais, para tentar suprir o déficit de médicos na rede municipal.
Segundo Fernando Machado, a meta é suprir as vagas deficitárias nos Ambulatórios, Programa de Estratégia de Saúde da Família e nas unidades que prestam atendimento de Urgência e Emergência, como nos Cais e Unidades de Pronto Atendimento da rede de saúde de Goiânia. De acordo com ele, 26 novos médicos já foram contratados como parte da meta.
Ainda segundo o secretário, a Prefeitura de Goiânia tem se esforçado para atender todas as pessoas neste momento de epidemia das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. “Houve uma explosão de atendimentos. Nas últimas duas semanas, por exemplo, o número chegou a triplicar”, disse ele.
Fernando Machado explica que apesar da redução pontual de alguns medicamentos nos estoques da SMS, nenhum está em falta total. “Fizemos um planejamento, mas a epidemia veio maior do que o esperado. Assim, acionamos o Ministério da Saúde que por meio de um decreto de emergência nos ajudará com seringas, luvas e material descartável, que estão tendo um consumo alto no município”, afirmou.
Leia mais sobre: Cidades