O prefeito de Catalão, Jardel Sebba (PSDB), esclareceu os motivos dos atrasos dos repasses da prefeitura à Santa Casa de Misericórdia da cidade. Segundo ele, o atraso ocorreu principalmente pelo valor da arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do Governo Federal, que registrou uma queda de R$ 12 milhões neste ano, e ainda apresenta um atraso de R$ 1,2 milhão.
Ainda segundo Jardel Sebba, outro fator que contribuiu para o atraso foi o pagamento do 13° salário dos servidores públicos municipais.
Na semana passada, a Prefeitura de Catalão firmou um acordo com o Ministério Público do Estado de Goiás, se propondo a quitar a dívida até março de 2015, iniciando o pagamento até o próximo dia 10. De acordo com a proposta, a partir do mês que vem, será feito um repasse mensal de duas folhas de pagamento: do próprio mês e a do mês em atraso. Jardel Sebba ressaltou que a proposta não é para repor medicamentos e sim, recursos próprios da Prefeitura.
O prefeito de Catalão disse ainda que a Santa Casa se comprometeu a fazer um estudo para análise do acordo e não chegou a comunicar a prefeitura sobre a paralisação do atendimento. A Santa Casa de Misericórdia está atendendo apenas casos de urgência e para Jardel, essa decisão de paralisação foi “deselegante, anti-ética e desnecessária”. “Eles poderiam ter esperado para paralisarem os serviços, eles já tem a garantia que vão receber, foi rude”, disse o prefeito.
Jardel Sebba destacou ainda que houve um aumento de 131% dos repasses próprios da Prefeitura de Catalão à Santa Casa, registrado do ano de 2012 à 2014.