A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), lançou projeto para implantação de iluminação pública nas vias federais no período noturno a partir das 20h30 desta terça-feira (3). O objetivo da revitalização do perímetro urbano é melhorar a segurança dos motoristas e pedestres que atravessam o local.
A obra está prevista para ser concluída em aproximadamente 15 dias e abrangerá um total de 380 pontos/pilares de luz numa extensão de 10km, correspondente à zona fronteiriça da cidade de Aparecida. Para garantir uma iluminação eficiente, são utilizadas lâmpadas super brancas de vapor metálico de 400 watts, proporcionando brilho suficiente para a rodovia.
A implantação da nova iluminação ocorrerá dos 503 km a 513 km ao longo da BR 153 no entorno da cidade de Aparecida de Goiânia. O secretário da SDU, Davi Mendanha, enfatizou: “O objetivo deste plano não é apenas melhorar a visibilidade da rodovia, mas também promover a segurança dos moradores e motoristas que circulam pela área”.
(305) Prefeito de Aparecida investe R$ 1 milhão de reais para iluminar a BR-153 – YouTube
Luzes da cidade
Desde o primeiro semestre, a Prefeitura de Aparecida tem se preocupado com a iluminação pública da cidade, substituindo as lâmpadas fluorescentes nas principais ruas da cidade, como V-5, Girauppia, São Paulo, Igualdade, Independência e Rio Verde, por luzes super brancas, ainda mais econômica que a iluminação LED “Light Emitting Diode” (Diodo Emissor de Luz, em português).
Além de serem indispensáveis vias da região, outras vias importantes são beneficiadas mensalmente pelo Mutirão de Aparecida. O objetivo é transformar imediatamente todo o sistema de iluminação pública do município, substituindo lâmpadas fluorescentes e incandescentes pela nova tecnologia de iluminação. E o melhor, as lâmpadas LED podem ser recicladas.
Essa nova implantação, oferece diversos benefícios importantes para a população aparecidense, inclusive oferecendo mais segurança os moradores da cidade. Isto produz mais luz (lúmens) para cada watt utilizado e requer 50-80% menos manutenção em comparação com a tecnologia tradicional, obtendo menos custos, e maior durabilidade. Além das lâmpadas, todos os componentes que criam a iluminação noturna são substituídos, incluindo fiação, postes e hastes.
As lâmpadas de LED são consideradas melhores para iluminar bem e com um custo mínimo de manutenção; seguras, por que não esquentam, graças à baixa emissão de calor é baixíssima, podendo ser instaladas em saunas e até piscinas; mais duráveis e resistentes: além de sua vida útil prolongada – que pode chegar até 50 mil horas – elas são mais resistentes às vibrações e aos impactos.
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia