12 de setembro de 2024
Xô,Mosquito! • atualizado em 15/03/2024 às 20:38

Prefeitura de Aparecida realiza mutirão contra a dengue nos dias 06 e 07 de março

Força-tarefa irá recolher o material descartado de forma incorreta na cidade e destinar para a reciclagem
Os pneus recolhidos serão destinados a uma empresa de reciclagem.(Fotos: Rodrigo Estrela)
Os pneus recolhidos serão destinados a uma empresa de reciclagem.(Fotos: Rodrigo Estrela)

A prefeitura de Aparecida de Goiânia está promovendo um mutirão nos dias 06 e 07 de março para coleta de pneus. Equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) percorrerão diversos locais da cidade, incluindo borracharias, praças, avenidas e terrenos baldios, a fim de recolher pneus descartados de forma inadequada, os quais se tornam criadouros do mosquito. Os pneus recolhidos serão encaminhados para uma empresa de reciclagem.

A partir desta quarta-feira, aproximadamente 30 agentes vão percorrer em diferentes regiões em busca de material. A comunidade também tem a oportunidade de colaborar levando diretamente carcaças de pneus ao ecoponto do Centro de Zoonoses, que está situado na Rua Rodeio, quadra 54, Setor Pontal sul, em Aparecida de Goiânia. Esses pontos de coleta são apropriados para o descarte adequado de pequenas quantidades desses materiais, entre outros.Os interessados também podem solicitar o recolhimento através do telefone (62) 3545-4819.

Os pneus são o terceiro principal criadouro do mosquito transmissor da dengue: “O descarte incorreto desse material é um grave problema ambiental. O pneu leva centenas de anos para se decompor e também pode armazenar água parada, ambiente ideal para a reprodução do Aedes aegypti”. Alerta o coordenador de Vigilância Ambiental e Zoonoses de Aparecida, Edson Fernandes.

Dengue em Aparecida

Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde da prefeitura de Aparecida, Daniela Ribeiro, até o momento, foram confirmados 4.841 casos de dengue na cidade. Ela acrescenta ainda que os três bairros com os maiores registros de casos nesse período foram o Setor Buriti Sereno, Santa Luzia e Jardim Olímpico. “Trabalhamos durante todo o ano com estratégias de prevenção e vigilância, monitorando dados, visitando casas e orientando a população. Mas todos precisam fazer a sua parte nesse combate que requer responsabilidade social e amor à vida”.


Leia mais sobre: / Aparecida de Goiânia / Cidades / Saúde

Comentários