A manutenção da iluminação da BR-153 está cercada por conflitos e problemas. E nisso a prefeitura de Aparecida pretende dialogar com a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), para chegar a um consenso e solução. Caso, não seja cumprido a responsabilidade pelo órgão estadual, o secretário de Desenvolvimento Urbano de Aparecida, Max Menezes, afirma que a prefeitura assume: “Se o Estado disser que não vai fazer nós vamos cumprir o nosso papel e resolver o problema”.
“Nós pedimos há alguns dias atrás um agenda com a Goinfra. Nós já estivemos no Dnit, fomos para saber como que foi concebido e de que forma estava sendo tratada esse assunto e o superintendente nos informou que era responsabilidade da Goinfra, até então era a Agetop, que executou o serviço e ficou responsável pela manutenção. Solicitei uma agenda ao presidente da Goinfra e está marcada para está semana na sexta-feira (2), às 16h30 estaremos conversando sobre essa situação”, explica.
Segundo Menezes, serão abordado dois casos na reunião, a BR-153 e o que corresponde a GO-040.
“Se o Estado disser que não vai fazer nós vamos cumprir o nosso papel e resolver o problema, Aparecida não pode ficar com problema. A iluminação pública nós temos nas vias que são de nossa responsabilidade e a partir do momento que não só isso, quanto tantas outras coisas que o Estado não tem condições, nós estamos assumindo”, afirma o secretário.
A proposta da prefeitura de Aparecida é assumir o problema, em caso de desistência da Goinfra e “simplesmente dar manutenção naquilo que está apagado. A iluminação tem que acender a noite”.
LEIA TAMBÉM: Trincheira será fechada para lazer aos domingos em Aparecida
Quem está bancando?
De acordo com o secretário, o custo da iluminação hoje, está sendo feito pela concessionária Triunfo Concebra. “Eles estavam pagando a energia todos os meses da BR-153. Temos essas informações e é com elas que nós vamos na Goinfra e vou convidar também o pessoal da Concebra para que esteja presente e o Dnit para a gente tentar trazer uma solução”, ressalta Menezes.
O secretário explica para que possa ser feito a intervenção pela prefeitura tem que haver uma desistência da Goinfra e diálogo com a Concebra e o Dnit. “Para que eu possa fazer algum tipo de intervenção na BR-153 eu vou conversar com a concessionária, e a Goinfra que executou um serviço tem que dizer que não vai mais cumprir aquilo que foi iniciado no governo passado”.
Sobre os recursos para manutenção Menezes esclarece: ” A Cosip (contribuição sobre a iluminação pública) é um recurso que é pago por todos, já está na conta de energia da cidade e vem também no ITU. Nós somos responsáveis por cuidar da iluminação pública. A Goinfra, na época Agetop, assumiu essa responsabilidade e tem um prazo definido para que eles pudessem tomar conta disso e nós vamos verificar esse prazo e chegar ao ponto final e dizer vai cumprir ou não e vamos resolver essa questão”, garante o secretário.
O secretário Max Menezes, foi o entrevistado desta terça-feira (30/07), no Jornal da Manhã da rádio Bons Ventos FM.
Leia mais sobre: BR153 / Goinfra / Iluminação / Prefeitura de Aparecida / triunfo concebra / Aparecida de Goiânia