Será lançado amanhã (1°), às 9h, o projeto Agricultura Urbana, da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Regulação Urbana. O projeto é uma continuidade do Programa Especial de Proteção de Nascentes, iniciado em setembro de 2015. O lançamento será em uma das três áreas a serem cultivadas, localizada na Rua São Barreto de Aciole Lins Neto, no setor Rosa dos Ventos.
De acordo com a Prefeitura de Aparecida, o projeto tem como objetivo geral promover a recuperação e preservação de áreas ambientais e o incremento de atividades socioeconômicas de forma sustentável. A intenção é ocupar os espaços urbanos, públicos ou privados, que estão ociosos, abrigando entulhos e servindo principalmente de criadouros para o mosquito Aedes aegypti. Uma das formas de ocupação é a implantação de lavouras.
O Agricultura compões a segunda etapa do Programa Especial de Proteção de Nascentes, realizado em parceria com a Federação da Agricultura, Pecuária de Goiás (Faeg); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).
Na primeira etapa do programa, foi feito o trabalho de fechamento, identificação e recuperação das áreas de preservação do município, que ainda está em andamento.
“Três áreas foram destinadas às lavouras neste primeiro momento: a do setor Rosa dos Ventos, outra no Parque Itamaraty e a terceira no Jardim Belo Horizonte. A primeira será cuidada pelo pessoal do projeto Lapidando Tesouros e as demais por igrejas da região”, informa Cilene Alves, secretária de Regulação Urbana, lembrando que a expectativa é estender gradativamente o projeto a outras áreas.
A produção do projeto será destinada ao consumo das próprias entidades responsáveis pelo cultivo e manutenção da área cedida. A contrapartida é o repasse de 10% dessa produção ao Banco de Alimentos do município, para consumo dos trabalhadores municipais, escolas e Cmeis.
Leia mais sobre: Cidades