A Prefeitura de Goiânia publicou no Diário Oficial, na última sexta-feira (24), um edital de convocação de 1.375 funcionários temporários destinados à Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). No entanto, existem 4.725 aprovados em concurso público realizado pela administração passada que esperam convocação.
De acordo com a superintendente administrativo financeiro da SME, Maria Aparecida Barbosa dos Santos Cunha, a convocação dos temporários se deu em função de que os funcionários vão assumir as vagas imediatamente, sem deixar de atender às necessidades das escolas, enquanto os concursados levariam um tempo maior para tomar posse dos cargos.
“O concursado tem até 60 dias para tomar posse: 30 prorrogados por mais 30. Ele precisa apresentar exames médicos, toda uma documentação específica, inclusive certidões que precisam ser analisadas para que depois seja dado posse efetiva a esse concursado. Isso demanda tempo, inclusive pode levar até 90 dias. Nesse período não podemos ficar com as escolas desassistidas. Por isso, nós fizemos o chamamento por Portaria do cadastro de reserva do último processo seletivo que teve para que eles assumam a escola enquanto o concursado não chega. É uma prevenção da Secretaria para proteger a escola, para que não fique desassistida”, explicou Maria Aparecida.
Os servidores temporários deverão assinar contrato nesta e na próxima semana e deverão iniciar o trabalho imediatamente. Esses profissionais assumirão os cargos em déficit e os de substituição de efetivos que, por ventura, estão afastados do trabalho, seja por licença médica, etc.
“Eles virão assinar o contrato esta semana já com essa prerrogativa, [de que] a medida em que os concursados forem sendo chamados e tomando posse, eles serão automaticamente substituídos. Assim que eles comparecerem, eles já vão assumir as vagas que temos hoje para que possam garantir o andamento da escola até que os novos concursados cheguem. É uma medida preventiva da Secretaria de Educação”, destacou a superintendente.
Convocação dos concursados
O edital de convocação dos aprovados no concurso público da Educação deverá ser publicada nas próximas semanas. A informação é de que, em um primeiro momento, seja convocados 15% do total de aprovados. Em seguida, será divulgado um calendário de convocação ao longo do prazo de validade do certame.
“Já era para ter saído a publicação, mas tivemos um feriado prolongado que acabou complicando. Para a convocação de concursados, o processo é um pouco mais longo, mais complexo, porque precisa de avaliação de várias áreas, por uma prerrogativa legal. Precisamos cumprir etapas obrigatórias. Não chegaremos até a metade do mês. A ideia é que essa convocação saia nos próximos dias. Estamos em uma fase final de tramitação. Talvez ainda na próxima semana a gente já tenha essa convocação publicada”, explicou Maria Aparecida.
Leia mais:
Leia mais sobre: Cidades