Com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre os perigos do uso da mistura de cola e vidro, que são passados na linha das pipas, a Prefeitura de Goiânia lança nesta terça-feira (20) a campanha “Pipa sem cerol”, em uma solenidade que acontecerá na Praça da Juventude, no Setor Novo Horizonte, à 9 horas. A Campanha é promovida pela Guarda Civil Metropolitana em parceria com diversas secretarias municipais e órgãos de segurança.
No 8º ano da campanha, terá a participação de grupo de Anjos da Guarda e serão realizadas atividades como oficina de pipas, contação de história e brinquedos cantados, slackline, além de pula-pula, escorregador e outras atividades recreativas.
De acordo com o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Inspetor José Eulálio, explica que a campanha pretende reduzir o número de acidentes envolvendo pipas com cerol comuns nessa época do ano. A campanha que começa nessa terça-feira (20), se estenderá até o dia 4 de agosto.
“Além do trabalho com os alunos da rede pública de ensino, vamos atuar também na conscientização das pessoas em parques e praças, orientando crianças, adultos e motociclistas sobre os perigos do cerol e da linha chilena, pois começou o período de ventania e as pipas estão sendo soltas até à noite”, conta o comandante.
Para denunciar o uso de cerol, basta ligar nos telefones 153 ou 3524-8290.
Dados sobre acidentes com cerol
Em 2010, o cerol fez 47 vítimas, com quatro mortes;
Em 2011, houve uma morte;
Em 2012, três casos de acidentes classificados como grave/gravíssimo, sem nenhuma vítima fatal;
Em 2013, no mês de julho, aconteceu a morte da jovem Gleice Évelyn, 22, moradora da região oeste de Goiânia;
No ano de 2014, Goiânia não registrou nenhum acidente fatal;
Em 2015, houve o registro da morte de Francisco de Assis Pereira, 60, na BR 153, próximo à Vila Redenção;
Em 2016 não houve vítima fatal.
Leia mais:
Garoto de 8 anos morto por linha com cerol em Goiás
Leia mais sobre: Cidades