05 de dezembro de 2025
VINTE PARCELAS

Prefeitura começa a pagar dívida com anestesistas, acumulada desde 2021

Prefeitura firma acordo em 20 parcelas e inicia pagamentos nesta semana; dívidas acumuladas causaram uma das maiores crises da saúde da capital
Prefeito destaca quitação de dívidas herdadas - Foto Secom Goiânia
Prefeito destaca quitação de dívidas herdadas - Foto Secom Goiânia

A Prefeitura de Goiânia começa a pagar esta semana, parcelada em 20 vezes, uma dívida junto aos anestesistas “que se arrasta desde 2021”, enfatiza o presidente da Cooperativa dos Anestesiologistas, Pedro Maciel Carneiro. A confirmação do início da quitação foi feita pelo prefeito Sandro Mabel nesta segunda-feira (30), em meio a outros anúncios para a saúde da capital.

As dívidas com a categoria fazem parte da lista deixada pela gestão anterior e que levaram a uma das crises mais graves do setor, senão a maior da história, já que exigiu até mesmo intervenção.

“Atualmente nós temos um pacto, temos um trato de pagamento das dívidas. Foi feito um parcelamento para que isso fosse palatável para a Prefeitura Municipal e esse parcelamento começa a ser pago essa semana, segundo o Sandro [Mabel] até comentou aqui na entrevista de hoje”, destacou Carneiro ao jornalista Altair Tavares, diretor-geral do Diário de Goiás.

Aroldo Maciel Carneiro presidente da Cooperativa dos Anestesistas – Foto DG

Ele confirmou que a categoria entendeu que foi melhor formalizar um acordo do que buscar o pagamento pela via judicial. “Seria muito mais prolongado, seria mais difícil de receber e receberíamos como precatórios o que dificultaria até para os próprios anestesiologistas que executaram o trabalho estarem na ativa quando esse crédito viesse para a cooperativa”, explicou ele. 

Conforme o presidente da Cooperativa, com o parcelamento será possível contemplar os anestesiologistas que executaram os trabalhos com eles na ativa.

Leia também: Atendimento de prevenção às ISTs está disponível no Centro de Saúde Cidade Jardim

Segundo ele, como a negociação com a Secretaria Municipal de Saúde só culminou com uma adesão por completo a partir de abril, os serviços começaram a ser prestados naquele mês e ainda não houve tempo hábil para que ocorresse o primeiro pagamento. “Mas nós acreditamos que sim [será pago na sequência o que foi executado desde abril], pelo que a gente tem visto das outras áreas. Aos outros profissionais, os pagamentos estão sendo feitos em dias”, comemorou.

Prefeito confirma acertos dentro da gestão

“Nós vamos pagar. Nós estamos assumindo as coisas, negociamos com os hospitais e nós temos pago dentro da nossa gestão”, afirmou Mabel sobre a quitação das diversas pendências herdadas pela sua gestão.

O prefeito reforçou que serviços autorizados pela sua administração estão sendo pagos “porque nós estamos autorizando dentro da nossa capacidade de pagamento (…) e nós estamos fazendo o repasse extremamente em dia, com poucos dias que o dinheiro chega [do SUS] nós repassamos, e a parte que é nossa, nós pagamos também”, garantiu. 


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Goiânia