A Prefeitura de Goiânia anunciou, na manhã desta terça-feira (15), a retomada cultural na capital, após dois anos de suspensão da realização presencial de eventos, em razão da pandemia da Covid-19. O cronograma para 2022 inclui grandes eventos já conhecidos pela população, como o Festival de Ópera, o Grande Arraial de Goiânia, além da realização do Carnaval de rua de 2022, no mês de abril, e outras iniciativas.
Em entrevista coletiva concedida à imprensa, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) afirmou que o Executivo municipal vem preparando diversos festivais e atrações para levar entretenimento e lazer ao público da capital. O gestor salientou se tratar de uma retomada com segurança e responsabilidade, que deverá contar ainda com os devidos protocolos que a pandemia exige. Haverá, ainda, a limitação de público a 15 mil pessoas em eventos abertos e capacidade de até 80% do público em ambientes fechados.
Na ocasião, Cruz anunciou, também, a destinação da antiga sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) para a criação de um palácio cultural do município. “Lá não pode ser apenas uma secretaria da cultura, lá tem que ser um palácio da cultura, porque vamos levar a cultura completa para aquele local”, disse, com a ressalva de que, em breve, o prédio, que pertence à Prefeitura de Goiânia, estará novamente sob poder do Executivo Municipal.
“A Assembleia já está realizando sessões na nova Casa e agora estão preparando a parte de mudança administrativa. Então, acredito que até o final de abril e início de maio estaremos recebendo de volta aquela Casa”, frisou, ao afirmar que este será um espaço bem aproveitado para a viabilização de novos projetos culturais voltados à sociedade.
Os indicativos que o Palácio da Cultura seria criado já foram relatados pelo Diário de Goiás em outubro do ano passado.
Leia mais sobre: Prefeitura de Goiânia / Notícias do Estado