11 de agosto de 2024
Cidades

Prefeitura anuncia acesso facilitado ao Portal da Transparência

Novas ferramentas foram apresentadas nesta quinta-feira (14). Foto: Samuel Straioto- Diário de Goiás
Novas ferramentas foram apresentadas nesta quinta-feira (14). Foto: Samuel Straioto- Diário de Goiás

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A Controladoria Geral do Município (CGM) apresentou nesta quinta-feira (14), um novo modelo de busca de informações relativas a área de pessoa da Prefeitura de Goiânia no Portal da Transparência. No final do mês de agosto ou no início de setembro, a intenção é que receitas, despesas e contratos sejam disponibilizadas em novo formato.

De acordo com o controlador geral Juliano Bezerra, atualmente as informações relativas a pessoal são disponibilizadas apenas em um grande documento em formato PDF, sem a estratificação de informações, por exemplo, cargo, função, vencimento, comissionados ou efetivos.

Segundo o controlador, a intenção é que o cidadão consiga obter as informações de forma mais precisa e com menos cliques. Juliano Bezerra afirmou que as novas ferramentas já estão disponíveis no Portal da Transparência e atende de forma mais adequada a Lei de Acesso à Informação (LAI).

“A gestão municipal está preocupada em melhorar a transparência pública. Antigamente era feita uma forma de pesquisa de pessoal em pdf com mais de 48 mil nomes disponibilizados, com informações de nomes de cargos, gratificações, áreas e remunerações. Hoje nós estamos inovando de forma que com menor tempo e menor clique no site é disponibilizado individualmente em formas de gráfico que contém quantidade de comissionados, efetivos, de celetistas e a quantidade de servidores como um todo”, explicou o controlador.

Comissionados

Juliano Bezerra informou que a busca pode ser feita de forma global, ou de forma específica. Ele citou que na Prefeitura de Goiânia há 48 mil servidores, e destes 1,2 mil são comissionados. O controlador destacou que o munícipe tem condições de obter este tipo de informação ao buscar no Portal da Transparência.

“Hoje se você quiser pesquisar somente um servidor você pesquisa, se você quiser pesquisar somente um departamento você pesquisa, se você quiser pesquisar somente um departamento, você pesquisa, se você quiser fazer por órgão você pesquisa, por exemplo, Comurg. Quantidade de comissionados na prefeitura como um todo, numa quantidade de 48 mil servidores, o Município tem 1,2 mil comissionados, às vezes a população não tem esse conhecimento, vamos facilitar maior acerto da busca da informação correta”, afirmou.

Juliano Bezerra disse ainda que será possível a partir de agosto ou setembro, serão apresentadas inovações nas buscas no Portal da Transparência relativas a receitas e despesas. Para o controlador os órgãos fiscalizadores terão tarefa mais fácil para acompanhar os processos na Prefeitura de Goiânia.

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