O governador Marconi Perillo completa nesta quarta-feira (28) 106 audiências individuais com os prefeitos eleitos e reeleitos em outubro. O número já ultrapassa a meta colocada por ele de atender 100 prefeitos neste ano, e os demais 146 nos meses de janeiro e fevereiro de 2017. Cientes de que Marconi age de forma pioneira, ao ser o único governador que está recebendo os prefeitos eleitos ainda neste ano, em agendas quase diárias, os gestores agradeceram pela atenção diferenciada, inédita e inovadora e destacaram que se sentem seguros e amparados pelo governador do Estado.
A ação de Marconi é elogiada principalmente por ocorrer no momento de crise econômica porque passa o país. Os prefeitos ressaltaram que, mais que nunca, precisam do apoio do governo estadual por meio de parcerias e convênios para conseguirem atender as principais demandas de seus municípios e desenvolverem suas gestões. Hoje, ele recebeu 15 prefeitos em duas rodadas de audiências. Na primeira, foram atendidos os prefeitos de Petrolina de Goiás, Dalton Vieira (PP); Nazário, Valtuir Francisco Vieira (PR); Nova Glória, Carlos Luiz de Oliveira (PP); Vicentinópolis, Neilton Ferreira de Ozeda (PSDB); Santa Helena, João Alberto Vieira (PRP); Chapadão do Céu, Rogério Pianezzola (PP); e Sanclerlândia, Itamar Leão (PSDB).
Prefeito de Petrolina, Dalton Vieira foi eleito para o terceiro mandado, e disse que é testemunha dessa atenção diferenciada e única que Marconi dispensa aos prefeitos. “Ele é carismático, municipalista, e agora demonstra mais uma vez essas qualidades sendo o único governador que está recebendo os prefeitos ainda em 2016. Essa atitude do governador Marconi faz a gente se sentir em casa”, afirmou. Ele solicitou, entre outros pedidos, a construção de uma unidade do Vapt Vupt no município.
Prefeito eleito de Sancrerlândia, Itamar Leão afirmou que Marconi sempre foi um diplomata e que, ao receber os prefeitos, eleva a autoestima dos municípios, que enfrentam muitas dificuldades em decorrência da crise. “Quando o governador abre as portas para todos os partidos, recebe os prefeitos tão pouco tempo depois das eleições, aumenta a autoestima da população. Ela se sente importante. Marconi, ao agir assim, reacende a esperança das pessoas e dos gestores”, observou. Itamar demandou apoio para a criação dos cursos de Contabilidade e Direito na unidade da UEG localizada no município.
O prefeito eleito de Santa Helena de Goiás, João Alberto, filho do ex-governador Alcides Rodrigues, afirmou que Marconi tem a consciência de que o desenvolvimento do País passa pelos municípios. “O que se faz no Brasil de progresso começa pelos municípios, e ele tem esse entendimento”, disse. Dentre as demandas, pediu ao governador a manutenção dos programas sociais que atendem a população da cidade.
“O prefeito sente que não está sozinho”, observou o prefeito eleito de Nova Glória, Carlos Luiz, que começará seu terceiro mandato. Ele enfatizou que já foi auxiliado pelo governador em suas gestões anteriores, apoio considerado extremamente importante. “E todas as vezes sou recebido é sempre com muito carinho e atenção”, acrescentou o prefeito, que pediu ajuda para fazer recapeamento urbano. Neilton Ferreira, de Vicentinópolis, também elogiou o pioneirismo de Marconi e afirmou sair da reunião com o sentimento de amparo. “A gente se sente respaldado, importante. Esse jeito municipalista do Marconi é único”, frisou.
Rogério Pianezzola disse voltar para Chapadão do Céu com a sensação de confiança e segurança. Ele contou que seguiu as orientações do governador na sua gestão anterior e enxugou a máquina administrativa. “Agora estou com as finanças equilibradas. Eu fico muito feliz com essa ação do governador Marconi de receber todos os prefeitos, independentemente de partido. O prefeito precisa disso, dessa mensagem de confiança”, declarou. Ele solicitou Cheques Mais Moradia para construção de 50 casas.
Valtuir Francisco agradeceu, em nome do povo de Nazário, por ter sido recebido e pela sinalização de atenção às suas demandas. “A reunião foi ótima. Eu saio daqui esperançoso”, disse, ressaltando que a demanda principal é o recapeamento urbano.
Leia mais sobre: Cidades