22 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/11/2024 às 11:21

Prefeitos de Ouvidor e Três Ranchos alinham ações do programa Lixo Zero Goiás

Com base nesses estudos, o consórcio pretende obter a licença de instalação de um aterro temporário, com prazo de funcionamento de até dois anos
O encontro teve como principal objetivo alinhar o cumprimento das diretrizes do programa Lixo Zero Goiás. (Foto: Prefeitura de Ouvidor).
O encontro teve como principal objetivo alinhar o cumprimento das diretrizes do programa Lixo Zero Goiás. (Foto: Prefeitura de Ouvidor).

Na última segunda-feira (12), os prefeitos Cebinha (PODE), de Ouvidor, e Hugo Deleon (UB), de Três Ranchos, se reuniram para discutir a gestão do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (CISAB). O encontro teve como principal objetivo alinhar o cumprimento das diretrizes do programa Lixo Zero Goiás, promovido pelo Governo do Estado, que visa a promoção da sustentabilidade e adequação do descarte de resíduos sólidos.

Durante a reunião, o engenheiro ambiental responsável atualizou os prefeitos sobre a prorrogação da licença prévia do aterro sanitário, concedida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD). Segundo a Prefeitura de Ouvidor, as próximas etapas para cumprimento das condicionantes do licenciamento Ambiental é realizar a topografia e um estudo geológico das áreas dos lixões para encerramento das mesmas conforme decreto do governador.

Após essas etapas, será elaborado o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) para os locais encerrados. Com base nesses estudos, o consórcio pretende obter a licença de instalação de um aterro temporário, com prazo de funcionamento de até dois anos, enquanto ocorre a construção de um aterro sanitário definitivo. Esse novo aterro contará com infraestrutura adequada para o tratamento e a disposição final dos resíduos sólidos, com o objetivo de atender às demandas ambientais dos municípios.

A reunião contou com a participação dos Secretários Municipais de Meio Ambiente: Vitor Augusto de Melo Bastos (Ouvidor) e Clicia Feitosa (Três Ranchos), Procuradores Jurídicos de cada município: Dr. Clelisson Fonseca (Ouvidor) e Dr. Randall de Melo Gomes (Três Ranchos) e técnicos do futuro consorcio.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado