Prefeitos de municípios turísticos de Goiás pediram ao governador Ronaldo Caiado, em reunião por videoconferência nesta quarta-feira (9), reforço policial para evitar aglomerações como as registradas no feriado prolongado de 7 de setembro.
O pedido de maior efetivo de agentes da segurança pública estadual foi praticamente unânime entre os administradores municipais. Primeiro a falar, o prefeito de Aruanã, Hermano de Carvalho, citou que o município tem, no máximo, cinco policiais, o que dificulta a contenção de grandes massas. “Temos muito poucos policiais e eles foram heroicos”, disse.
O prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal, sugeriu que a Polícia Ambiental e o Batalhão de Eventos sejam designados, nos próximos feriados prolongados, para auxiliar as equipes de fiscais municipais. “Assim, o fiscal trabalha com mais segurança”, afirmou.
Os gestores que os sucederam também citaram a carência e citaram a importância de se ter policiais acompanhando os agentes de fiscalização. “Há muitas pessoas mau educadas. Não adianta ter barreira sanitária ou fiscais se não houver a PM junto. As pessoas não respeitam”, pontuou a prefeita de São Miguel do Araguaia, Azaide Donizetti.
O governador Ronaldo Caiado reconheceu falhas na estratégia para evitar aglomerações no 7 de setembro. “Faltou, da nossa parte, um aparelhamento maior para cuidarmos dessa situação. Se tivéssemos feito uma informação maior para a população, dizendo que teríamos barreiras e protocolos sanitários, que a pessoa que não tivesse residência e voucher no hotel não entrariam”, disse. “Faltou da nossa parte uma ação conjunta”, completou.
Comissão
O prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal, sugeriu que o governo crie uma comissão para articular estratégias conjuntas para todos os municípios turísticos do estado. A proposta agradou a maioria dos prefeitos e foi aprovada também pelo Ministério Público e pelo governador Ronaldo Caiado.
O governador determinou que, por parte do governo, comporão o colegiado o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o secretário de Comunicação, Tony Carlo, e integrantes da Segurança Pública e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). O MP-GO e os prefeitos também indicarão representantes.
Leia mais sobre: Coronavírus em Goiás / Ronaldo Caiado / turismo em goias / Cidades / Destaque 3