Foi formalizado, na quarta-feira (29), na primeira Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), denominado Cisceno o consórcio para gerenciar o Samu na macrorregião Centro-Norte de Goiás. A região é composta por 60 municípios, que poderão aderir à iniciativa.
A reunião que formalizou o consórcio teve participação dos prefeitos de cinco cidades da região: Campo Limpo de Goiás, Jaraguá, Mara Rosa, Nova América e Porangatu. O objetivo central é reorganizar todo o atendimento pré-hospitalar móvel de urgência da macrorregião.
A superintendente de Regionalização, Érika Lopes, destacou que, embora o consórcio tenha sido instituído inicialmente com cinco municípios, todos os 55 restantes da macrorregião podem aderir à iniciativa. “Na Assembleia Geral, os prefeitos presentes aprovaram o Protocolo de Intenções, elegeram a Diretoria e seu respectivo Presidente e, ainda, o Conselho Fiscal do Cisceno, com mandato de 90 dias. O prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor, foi eleito como presidente. Agora, vamos mobilizar os demais municípios para que possamos colher os frutos dessa iniciativa ainda este ano”, afirmou.
Benefícios do consórcio
Conforme o Censo do IBGE 2022, a macrorregião Centro-Norte possui população de 1,1 milhão de habitantes. Com a formalização do consórcio, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) poderá firmar um convênio com o Cisceno e realizar os repasses financeiros necessários para o início do funcionamento da organização que atende a região.
O secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, salientou a importância da iniciativa. “A estruturação desse consórcio é um marco para saúde pública do nosso estado, pois permitirá a reorganização de todo o atendimento pré-hospitalar móvel de urgência da macrorregião. Vamos centralizar a regulação dos atendimentos do Samu, além de ampliar a frota de ambulâncias na Centro-Norte. Com isso, esperamos garantir o acesso aos serviços móveis em até 25 minutos e aos serviços hospitalares em até 60 minutos”, afirmou Santos.
A criação do consórcio está alinhada à Política Estadual de Urgência e Emergência, instituída pela SES-GO em março de 2024. A medida, aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), estabeleceu o gerenciamento do Samu por consórcios públicos em âmbito macrorregional, além de diretrizes como a padronização do atendimento a traumas, AVC, infarto e sepse, a definição de tipologias hospitalares e a adoção de uma linguagem única para o sistema de saúde.
Leia mais sobre: Consórcio Samu / Macrorregião Centro-Norte de Goiás / samu / Cidades