O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), afirmou que iniciou o seu mandato com um déficit de 12 mil vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Goiânia e que conseguiu reduzir o número para 7 mil vagas. A informação foi dada em entrevista ao programa ‘Opinião em Debate’ da Rádio Bandeirantes, nesta terça-feira (12).
Porém, ao Diário de Goiás, o secretário de educação da gestão de Iris Rezende, Marcelo Costa, disse que o déficit entregue para a atual gestão estava zerado. “Iris terminou o seu mandato sem déficit de vagas”, afirmou o ex-secretário. Em 2019, o ex-prefeito Iris reconheceu um déficit de 6 mil vagas nos Cmeis da capital, porém a sua grande preocupação no final do mandato era abrir mais de 13 mil vagas em Goiânia, meta que segundo ele foi atingida.
Durante a entrevista, Rogério explicou que em Goiânia hoje nascem por dia, em média, 30 crianças. Para o chefe municipal o número é grande e faz com que a demanda por vagas cresça cada vez mais. “Então, isso causa um colapso na educação, de qualquer lugar”, disse. Ele ainda completou afirmando que tem trabalhado desde o início da gestão com uma atenção básica pela educação.
Bônus e Data Base
Questionado sobre o bônus para os profissionais da educação, Rogério conta que realizou a benfeitoria no ano passado com o auxílio do Fundo da Educação (Fundeb), e que para esse ano o Fundeb não possibilita a oferta de bônus. “Se eu for dar bônus para o professor, tem que tirar da fonte 100, na qual já temos preocupação de manter o caixa azul”, afirmou.
Ele também confirmou que será repassado a data base integral para os servidores, e que o projeto já está na Câmara. “No passado nós pagamos três datas base em um ano só, 2020, 2021 e 2022 e agora estamos pagando 2023. Então estamos dentro do ano. Claro, estamos com atraso desde março, reconhecemos isso, mas estamos dentro do ano”, pontuou.
“Então, essa questão de bônus depende muito do que você tem em caixa para fazer e se eu for fazer essa alegria ao servidor da educação, eu tenho que dar também atenção às outras categorias”, explicou Cruz.
Infraestrutura
Sobre a infraestrutura dos Cmeis, Rogério reforça que assumiu a gestão com 15 obras paralisadas que serão entregues no início do ano. “Além disso, daremos início às construções de infraestrutura de dez novas quadras que vamos começar em janeiro. Já está licitado e só vamos dar ordem de serviço. Só não damos ordem de serviço agora em dezembro por ser final de ano”, confirmou Cruz.
“Só nesse nosso mandato, em três anos, mais de 110 unidades já foram reformadas e algumas mais ampliadas. Ontem mesmo entregamos uma revitalização no CMEI Nion Albernaz, no Jardim América, ontem pela manhã, uma ampliação que hoje dá capacidade para 250 crianças estarem dentro do CMEI. Então é passo a passo”, finaliza o prefeito.
Leia mais sobre: Goiânia / Prefeitura de Goiânia / Rogério Cruz / vagas cmeis / Cidades