22 de dezembro de 2024
Transporte Coletivo

Prefeito prevê novos ônibus para junho, mas BRT em Goiânia não tem data de inauguração

A previsão do funcionamento operacional do BRT, segundo Rogério Cruz, é para julho, mas ainda sem data específica para ser inaugurado
Rogério Cruz diz que até o final de junho a capital receberá 60 novos veículos. (Foto: RMTC)
Rogério Cruz diz que até o final de junho a capital receberá 60 novos veículos. (Foto: RMTC)

Durante o lançamento do Cartão Família e anúncio de melhorias para o transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (10), o prefeito Rogério Cruz disse que a capital deve ganhar 60 novos ônibus até o mês de junho deste ano, mas o BRT segue sem data para ser inaugurado.

”Já temos a garantia das empresas que até o final de junho estaremos recebendo 60 ônibus no BRT e a partir de julho já estaremos trabalhando o operacional do BRT em Goiânia”, disse Rogério Cruz.

Mesmo com previsão para julho, o prefeito não informou data específica de inauguração do BRT. Ainda de acordo com Rogério Cruz, nos próximos 20 dias o corredor da Avenida Goiás será liberado para os ônibus convencionais.

Ainda na ocasião, o prefeito assinou o termo de cessão de uso 02/2023, referente ao terminal do BRT da Rodoviária para receber os novos veículos que virão desde o Terminal Isidória, passando pelo terminal da rodoviária e seguindo pela Goiás Norte sentido terminal Recanto do Bosque. O termo foi repassado para a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e será encaminhado para a RedeMob.

Novos ônibus da Cootego

Neste mês, a frota de ônibus do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana, vai ganhar mais vinte novos veículos da Cooperativa de Transporte do Estado de Goiás (Cootego). Os veículos já se encontram nas instalações da cooperativa e entrarão e logo entrarão em operação, iniciando assim a renovação da frota da Rede Metropolitana de Transportes Coletivo (RMTC).

O valor total investido pela Cootego para aquisição dos novos veículos gira em torno de R$ 15 milhões, cujos recursos são de financiamento via BNDES e os bancos Volvo e Moneo. Os novos ônibus são das marcas Volvo e Volkswagen, ano 2022/2023, com carroceria Marcopolo e todos zero quilômetro. O modelo Volkswagen é o 17.260 OD, com potência de 268 cavalos e, o Volvo, modelo B270F, 270 cavalos.

Cada carro possui 34 assentos e capacidade para 48 pessoas em pé. Possuem tecnologia Geração 6, que deixa o veículo mais robusto, e inovação aero 5, que proporciona fácil manutenção. Os dispositivos de segurança são adequados e atendem às das normas da ABNT. Todos possuem câmeras de segurança interna.


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