19 de novembro de 2024
Cidades • atualizado em 08/01/2021 às 11:22

Prefeito de Terezópolis de Goiás flexibiliza uso de máscara em áreas públicas como ruas e parques

Prefeito de Terezópolis desobriga uso de máscaras em vias públicas
Prefeito de Terezópolis desobriga uso de máscaras em vias públicas

O prefeito de Terezópolis de Goiás, Uilton Pereira dos Santos (PSC) publicou um decreto que flexibiliza a utilização de máscaras em vias públicas como ruas e parques da cidade. A prefeitura também não tem atualizado os dados com relação aos números dos casos da doença no município. 

Procurado pela reportagem do Diário de Goiás, o prefeito não concedeu entrevistas. O secretário de gestão e governo Michael Bigude, pontuou que Uilton estava recebendo empresários para negociar investimentos na cidade e se limitou apenas a encaminhar o texto do decreto.

“Fica determinado a toda a população a utilização de máscaras de proteção facial  em comércio, templos religiosos e repartições públicas”. Na prática, o documento retira a obrigatoriedade do uso em parques, ruas e outras áreas públicas abertas. O DG teve acesso à um áudio enviado por Ultinho a um grupo de whatsapp em que comentava a liberação e atribuía à sua oposição às críticas que vinha recebendo.

“Só foi eu dar uma entrevista numa rádio falando sobre o decreto de Teresópolis que já veio um, dois, três da linha de frente do candidato derrotado à fazer críticas.”, se referindo a possíveis assessores do candidato derrotado Ricardo Yano (PP). Uitinho destaca que o decreto foi, inclusive, comemorado por moradores da cidade e dizia que as críticas eram hipócritas. 

“Vai lá na igreja, pergunta o padre, o pastor, pergunta aos líderes evangélicos se eles estão descontentes com os decretos. Pergunta à população na rua, se eles estão descontentes com o decreto, tem que parar com hipocrisia”, destacava.

O decreto passa a vigorar num momento em que as autoridades sanitárias colocam a utilização das máscaras como uma das poucas ferramentas acessíveis para conter o avanço do contágio do novo coronavírus, na falta de uma vacina. O contexto de Goiás é de uma acentuação nos casos.

Estudos indicam que uso de máscara pode prevenir segunda onda de covid

Um estado liderado por cientistas das Universidades de Cambridge e Greenwich, no Reino Unido, afirma que o uso generalizado de máscaras pode manter a transmissão da Covid-19 em níveis controláveis e evitar futuras ondas da doença, se combinadas com eventuais lockdowns. A publicação dele foi em junho de 2020.

De acordo com os pesquisadores, somente lockdowns não impedirão o ressurgimento do vírus. Com máscaras, até mesmo caseiras, sendo utilizadas em público, as taxas de transmissão serão reduzidas dramaticamente.

Ele diz que as conclusões mostram que se o uso generalizado de máscara for combinado com o distanciamento social e algumas medidas de lockdown, isso poderia ser uma maneira aceitável de administrar a pandemia e a reabertura das atividades econômicas muito antes da disponibilização de uma vacina contra a Covid-19.

Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Procedimentos da Sociedade Real A


Leia mais sobre: Cidades / Destaque 2