22 de dezembro de 2024
Destaque • atualizado em 09/06/2020 às 10:01

Prefeito de Silvânia é afastado por suspeita de corrupção

Operação Hércules: Polícia Civil cumpre mandados e afasta prefeito de Silvânia. (Foto: Dercap)
Operação Hércules: Polícia Civil cumpre mandados e afasta prefeito de Silvânia. (Foto: Dercap)

O prefeito de Silvânia, José Faleiro (PSDB), foi afastado de suas funções na manhã desta terça-feira (9). Ele é suspeito de participar de um esquema de corrupção que fraudava contratos de prestação do serviço de limpeza. Outros seis funcionários públicos, entre eles três secretários, foram também afastados.

Segundo a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap), o esquema envolvia outros agentes públicos e sócios de uma empresa. De acordo com a investigação, houve prejuízo de R$ 400 mil aos cofres municipais.

Os outros servidores da prefeitura afastados foram o secretário João José Batista, que acumulava as pastas de Administração e Planejamento; Finanças; e Agronegócios Indústria e Comércio; o secretário Aparecido Bueno Pinto, de Infraestrutura e Obras; João Batista Filho, secretário de Compras, Patrimônio e Almoxarifado; Nilson de Freitas Lima, Diretor de Controle Interno; Nivaldo Percilio Moreira, pregoeiro e funcionário da Vigilância Sanitária; e Ruiter Gomes de Souza, Presidente da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura.

A operação que afastou o prefeito e outros seis agentes públicos da prefeitura foi denominada de Hércules e contou com o apoio da Delegacia de Polícia de Silvânia, em parceria com o Ministério Público, Tribunal de Contas e Polícia Técnico-Científica.

Além dos sete mandados de afastamento de função pública, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária. As ordens judiciais foram cumpridas em Silvânia e Goiânia.

Prefeito José Faleiro. (Foto: Reprodução/YouTube AGM)

Leia mais sobre: / / Cidades / Destaque