O prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes (PSD) está distante quilômetros de sua cidade natal. Para atrair recursos e convencer empresas a se instalarem em sua cidade, ele passará os próximos dias no Estado do Amazonas, em Manaus. A ideia da viagem é fazer com que empresários invistam seus empreendimentos e indústrias na região Centro-Oeste. O prefeito falou com a equipe do Diário de Goiás na noite desta quarta-feira (24/04) e contou que está confiante em levar consigo na bagagem de volta, recursos para Senador Canedo. A exploração de Centros de Distribuição na cidade está em pauta.
Durante o dia, o prefeito esteve em reuniões com o secretário da Fazenda do Estado, Alex Del Giglio e outros representastes de empresas locais. “Tivemos o primeiro contato com a Secretaria da Fazenda do Governo do Amazonas e estamos em contato para fazermos um trabalho com diversas empresas”, ressaltou.
Divino está esperançoso com a geração de emprego e renda que possíveis parcerias possam gerar à Senador Canedo. “A ideia é levar pra região empresas que queiram expandir no Centro-Oeste. Estamos no Amazonas e há interesses de empresas de multiplicar seus trabalhos e sua logística em nossa região e nosso objetivo é levar algumas delas ou o maior que pudermos para somar conosco somando emprego e renda”, mencionou.
Neste momento a participação do Governo do Estado será preponderante para que as parcerias possam se consolidar. “Pretendemos estabelecer um convênio que precisa ter participação do Governo do Estado equacionando a questão do ICMS, pra depois abrirmos algum tipo de estrutura logística, parque, Centro de Distribuição, essas coisas”, citou.
E um Centro de Distribuição seria um bom negócio para Senador Canedo? “Vejo que sim, porque no atual Código Tributário Nacional o produto é tributado na fase final, de venda. Então nós teríamos uma boa participação naquilo que for comercializado no Centro-Oeste. Este é o sonho.” Questionado se há espaços para aberturas de Centros de Distribuição em Senador Canedo, O prefeito diz que sim. “Adquirimos uma área recentemente para este fim. Tínhamos outros dois parques de Industrias que não se preencheram totalmente”, explica.
E quais as empresas que o prefeito tem visitado? Divino Lemes conta que tem conhecido várias. “Visitamos algumas empresas e devemos visitar mais outras amanhã. Empresas na área de tecnologia, de máquinas de equipamentos. Na área de departamentos, de veículos leves, duas rodas”. Questionado se uma dessas empresas pode ser a Honda, o prefeito ressalta que a agenda tem sido intensa, mas não pode especificar nome de nenhuma empresa.
Se há algum outro projeto para a área de industrialização, o prefeito não se furta em responder: “Nós tivemos nesses primeiros dois anos de mandato, uma corrida forte para pra aproveitar bem essa áreas. Havia muita doação de área mas que estava estocada e parada. Recuperamos as áreas e fomos atrás de outras empresas e estamos cobrando a instalação. Há uma incerteza de mercado. A economia está em baixa então não tem muita gente instalando, mas já ganhamos algumas empresas. Tanto estas que estamos buscando aqui no Amazonas e nós temos também a perspectiva de instalar novas empresas na área de distribuição do petróleo. O duto que passa em Senador Canedo, se não utilizarmos ele bem, ele vai pra Brasília ou outros municípios e podemos perder essa perspectiva. Estamos trabalhando forte nisso para termos o ICMS mais forte.”
Divino diz que está sendo muito bem recebido por todos. O Secretário da Fazenda de Manaus Alex Del Giglio, também se mostra animado com as possíveis parceiras. “Temos bastante interesse em firmar essa parceria com o município. Temos algumas parcerias no mesmo gênero em outros Estados, mas na região Centro-Oeste que é estratégica para Zona Franca realmente nós não temos. Diante disso, a gente vai tomar todas as medidas e esforços para que corramos com o processo para que a gente efetive e execute todos os processos”, salienta.
Leia mais sobre: Cidades