21 de dezembro de 2024
Aparecida de Goiânia • atualizado em 13/02/2020 às 00:50

Prefeito articula obras para Aparecida junto ao governo estadual

(Foto: Rodrigo Estrela)
(Foto: Rodrigo Estrela)

Com o objetivo de concretizar parcerias que beneficiem a cidade e seus moradores, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, esteve nesta segunda-feira (13), com os secretários estaduais Luiz Maronezi (Desenvolvimento Econômico – SDE) e Raquel Teixeira (Educação, Cultura e Esporte – Seduce). Na SDE foram pautados assuntos como qualificação de mão de obra e incentivos fiscais e na Seduce sobre a construção do Centro de Convenções e reforma de escolas estaduais localizadas no município.

Com Luiz Maronezi, Gustavo Mendanha e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Aparecida de Goiânia, Ozair José, pleitearam a qualificação de mão de obra no Instituto Tecnológico Roberto Civita, para que quando for entregue à população, o espaço ofereça cursos de capacitação relacionadas ao perfil das indústrias e fábricas instaladas no município – o que favoreceria a geração de mais empregos para os moradores da cidade.

A concessão de incentivos fiscais, por parte do governo do estado, para indústrias de grande porte que pretendem se instalar em Aparecida também entrou na pauta da reunião. O prefeito confirmou que há conversas em curso com empresários e o secretário Maronezi comprometeu-se a dar celeridade a este processo junto à Secretaria da Fazenda.

Educação e cultura

Recebido pela secretária de Educação, Cultura e Esportes, Raquel Teixeira, Gustavo Mendanha reforçou a importância da construção de um Centro de Convenções na cidade, conforme compromisso do plano de governo de Marconi Perillo – e mencionado pelo próprio em audiência que Gustavo e o ex-prefeito Maguito Vilela tiveram com ele, no 10° andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, no último dia 6 de fevereiro.

Raquel Teixeira e o prefeito acertaram, de forma consensual, que o projeto elaborado para o centro em Aparecida precisará de algumas readequações em função de questões financeiras – ele seria bancado exclusivamente pelo Tesouro Estadual. “O que queremos é um projeto factível. Que possa sair do papel com mais agilidade e para que nós, que vivemos em Aparecida, possamos desfrutar deste Centro de Convenções o quanto antes”, enfatizou Gustavo.

Rodrigo Caldas, secretário de Educação e Cultura de Aparecida, participou da audiência com Raquel Teixeira. Ele e o prefeito também demandaram, junto à Seduce, a construção de três escolas estaduais (cabe ao Estado a oferta do Ensino Médio e da segunda fase do Ensino Fundamental) em locais estratégicos de Aparecida, como a região Leste e o setor Cândido de Queiroz, além da reforma em outras unidades. “Conto muito com seu apoio, secretária”, enfatizou o prefeito, ao final da reunião. “Você pode e deve contar. Eu sou parceira”, devolveu Raquel.

Saiba mais – Itego Roberto Civita

As obras do Itego em Aparecida de Goiânia, edificadas no Jardim Buriti Sereno, estavam orçadas em aproximadamente R$ 9 milhões. A meta é transformá-lo em uma instituição de educação profissional aos moldes da Escola Técnica Padrão 1.200 – projeto idealizado pelo Ministério da Educação (MEC). É bancada com recursos do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e prevê 5.570 m² de área construída em um terreno de 12 mil m². No total, serão 12 salas de aula, seis laboratórios de médio porte, dois grandes laboratórios, biblioteca e teatro.

 

Leia mais: 


Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia