Em entrevista à Rádio Difusora, nesta sexta-feira (24), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), apontou um pacote de obras e intervenções que serão realizadas no trânsito de Goiânia, focadas em três vias estratégicas da cidade: Avenida Leste-Oeste, Marginal do Botafogo e Avenida Castelo Branco, que passará por testes nos próximos dias.
Segundo o gestor, será realizada uma experiência de operação reversível nas pistas, inspirada, segundo Mabel, em modelos de Brasília e São Paulo. De manhã, uma pista funcionará no sentido contrário, aumentando a capacidade da via, e à tarde o fluxo será revertido. A expectativa é dobrar a capacidade da avenida em horários de pico.
“Vamos fazer uma experiência dentro de alguns dias. Alguns dias da manhã que vem, nós vamos fazer uma experiência na Castelo Branco de manhã, usando uma das pistas da outra via. Quer dizer, quando você entra em Goiânia, ao invés de você entrar só com a mão que vai entrar, você vai usar uma pista da mão que vai sair. Vamos colocar os cones de manhã e inverter uma pista”, explicou o prefeito. “Nós andávamos com duas pistas (na avenida). Hoje, andamos com três. Aumentamos 50%. Vamos andar com quatro e dobrar a capacidade da avenida”, revelou o gestor.
Ampliação da Marginal do Botafogo
Aos jornalistas Altair Tavares, Vassil Oliveira, Jordevá Rosa e Isadora Piccolo, o gestor goianiense apontou que a Marginal Botafogo, por sua vez, será expandida para três pistas ainda este ano, aumentando a fluidez do tráfego e facilitando o deslocamento de veículos e transporte público. “Nós vamos fazer andar com três pistas, para que as pessoas possam ter mais fluidez”, frisou.
Conclusão da Leste-Oeste
Já a Avenida Leste-Oeste, terá toda a extensão concluída até 2027, segundo Mabel, incluindo ajustes em áreas com invasões e integração com a Saneago para viadutos e passagens técnicas. De acordo com o prefeito, a obra seguirá mesmo diante de desafios de desapropriação ou ajustes necessários. “Não vamos ficar esperando. Vamos fazer as coisas andarem”, disse.
Outras intervenções
Além das vias principais, Mabel apontou ainda que serão realizadas intervenções em avenidas estratégicas, para facilitar o acesso aos bairros. “Vou dar um exemplo aqui: T-9 e T-7, Jardim América e Marista. Tem córregos no meio (do trajeto) e não tem as pontes. Então, se você vai sair ali do Jardim América e quer ir no Parque Amazônia, você tem que dar a volta pela T-9 e pela T-7. Isso atrapalha a avenida. Então, nós vamos fazer várias passagens”, explicou.
O pacote de ações visa, segundo Mabel, modernizar a infraestrutura viária, facilitar o transporte coletivo e a circulação entre bairros, garantindo um deslocamento mais rápido para os motoristas.
Leia mais sobre: Prefeitura de Goiânia / Trânsito de Goiânia / Cidades / Goiânia

