29 de agosto de 2024
Risco de queda

Prédio de 19 andares é evacuado às pressas no litoral de São Paulo por risco de desabamento

O Corpo de Bombeiros detectou danos estruturais em pelo menos cinco colunas do edifício, que fica em Praia Grande. Moradores foram retirados do local após "forte tremor"
Os tremores foram sentidos pelos moradores nesta terça-feira (13). Foto: Redes Sociais
Os tremores foram sentidos pelos moradores nesta terça-feira (13). Foto: Redes Sociais

Na tarde desta terça-feira (13), moradores de um prédio residencial de 19 andares que fica na cidade de Praia Grande, litoral de São Paulo, tiveram que sair às pressas após sentirem “fortes tremores”. O edifício foi evacuado pelo Corpo de Bombeiros, que detectou danos estruturais em pelo menos cinco colunas de sustentação durante uma inspeção inicial.

O edifício Giovannina Sarane Galavoti teve um “cisalhamento de três pilares”, conforme relatório dos Bombeiros, ou seja, ruptura das colunas por estarem sendo submetidas a esforços de sustentação maiores do que aguentam. Após as constatações, a caixa d’água do edifício foi esvaziada para aliviar o peso e os moradores retirados por questões de segurança.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, ainda não se sabe quais foram os motivos dos danos, que serão investigados e avaliados em laudo estrutural de emergência. Segundo a Prefeitura de Praia Grande, a Defesa Civil está auxiliando na evacuação do prédio, e técnicos da secretaria de Urbanismo e o Corpo de Bombeiros estão dentro do edifício realizando uma vistoria e avaliando os danos.


Leia mais sobre: Geral

Comentários