22 de dezembro de 2024
Eleições municipais • atualizado em 18/09/2023 às 00:28

Pré-candidatos a prefeito de Rio Verde já se movimentam em busca de alianças

O atual prefeito é Paulo Faria do Vale (UB) e está em seu segundo mandato. O gestor é bem avaliado e seu apoio possui muito peso nas urnas.

Rio Verde é o quarto maior colégio eleitoral do estado, com cerca de 117.578 eleitores, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, e vive o clime de pré-campanha para a eleição de 2024. A cidade é um polo nacional do agronegócio se de destaca também pelo setor agroindustrial.

Na cidade estão instaladas multinacionais como a BRF (Perdigão e Sadia), Crown Embalagens, Cargill, Videplast e Nutrien. A Comigo, uma das maiores cooperativas agrícolas é sediada no município, e realizada todos os uma das maiores feiras agro tecnológicas do país, a TecnoShow, com uma arrecadação de R$11,1 bilhões em cinco dias de evento.

O cargo de prefeito, desta que é a quarta maior cidade de Goiás, com mais de 225 mil habitantes, já possui pré-candidatos. Nomes que já estão se movimentando para as eleições municipais de 2024.

O atual prefeito é Paulo Faria do Vale (UB) e está no seu segundo mandato. O gestor é bem avaliado e seu apoio possui muito peso nas urnas.

Confira os principais nomes que devem concorrer ao cargo no executivo:

Lissauer Vieira

O ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira é um dos principais nomes para a disputa eleitoral de Rio Verde. Com 43 anos, o pré-candidato, é produtor rural, tecnólogo em Agronegócio pela Universidade Paulista (Unip) e empresário do ramo da Comunicação.

Em 2013 assumiu a Secretaria Municipal de Comunicação da cidade, permanecendo no cargo até 2014, quando foi eleito, com 29.676 votos, para o seu primeiro mandato como deputado estadual. Em 2018 foi reeleito para o segundo mandato com 37.550 votos. E em fevereiro de 2019 foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, sendo reeleito em 30 de outubro de 2019.

Lissauer já se reuniu com o ex-presidente da república, Jair Bolsonaro e deve ser o candidato dele na cidade. Deve contar com o apoio de entidades e líderes do setor produtivo. Enquanto deputado estadual, ficou conhecido também pela parceria com o governo do estado por ser municipalista. Nas redes sociais, o pré-candidato lançou o projeto “Lissauer como você nunca viu”, para se aproximar dos eleitores.

Wellington Carrijo

O médico Wellington Carrijo é o nome do atual prefeito Paulo do Vale para 2024. O seu corpo político cresceu muito com o apoio de vários setores locais, incluindo políticos e sindicatos, e ainda de atuais vereadores, ex-vereadores, dirigentes municipais e ex-prefeitos.

Entre eles Juraci Martins, antecessor do atual prefeito, inclusive havendo a possibilidade de ser vice na chapa.

Wellington foi o responsável, junto à prefeitura, a estar a frente do combate ao coronavírus, implantando o hospital de campanha e todas as políticas de prevenção do município.

Além do apoio do atual prefeito, bem avaliado pelos moradores, ele conta na base eleitoral de Lucas do Vale, filho de Paulo e segundo deputado estadual mais bem votado nas últimas eleições e ainda do governador Ronaldo Caiado já que é aliado e do mesmo partido do atual prefeito.

Osvaldo Fonseca

Um grupo que tem se mostrado adiantado é o do médico Osvaldo Fonseca, que disputou o pleito na eleição passada e por pouco não desbanca o então prefeito Paulo do Vale. 

Segundo fontes, tem sido feitas reuniões sistemáticas com a equipe de marketing e com partidos.

Já foram iniciadas articulações com um senador de Goiás, além de um nome na câmara federal e um grupo de vereadores de Rio Verde.  Osvaldo Fonseca tem dividido o tempo com a profissão e a visita a apoiadores.

Karlos Cabral

Karlos Cabral já havia sinalizado sua candidatura à prefeitura de Rio Verde, assim que saíram os resultados das últimas eleições para deputado estadual no qual foi ele eleito novamente. Segundo ele, se preparou para suceder Paulo do Vale, e que tem se organizado para isto.

Karlos já tentou ser prefeito de Rio Verde, em outras eleições, porém sem sucesso. Os próximos dias serão de definições e observação. A equipe aguarda se o PT, partido em que Karlos já fez parte, vai lançar um nome ou se farão alianças.


Leia mais sobre: / Notícias do Estado / Política