12 de setembro de 2024
Atenção, eleitor • atualizado em 02/05/2024 às 16:45

Prazo para transferir, tirar ou alterar título de eleitor termina na próxima quarta (8)

Após o dia 8 de maio, as alteraçãoes cadastrais no TSE são bloqueadas, sendo retomadas somente após as eleições 2024
A regularização do título de eleitor é necessária para pessoas cujo voto é obrigatório. Foto: Reprodução
A regularização do título de eleitor é necessária para pessoas cujo voto é obrigatório. Foto: Reprodução

Os cidadãos brasileiros terão até a próxima quarta-feira (8) para regularizarem o título de eleitor, se quiserem votar nas eleições municipais deste ano. Para os eleitores que precisam tirar o primeiro título, transferir para outra cidade ou sessão, ou atualizar os dados cadastrais, o último dia também será 8 de maio. Após essa data, o cadastro fica fechado sem possibilidades de alterações e só retorna depois das Eleições 2024.

O voto no Brasil é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para tirar o título pela primeira vez, cadastrar biometria ou pedir transferência, o cidadão deve comparecer presencialmente a um cartório eleitoral.

Procedimentos

Os eleitores que já têm o título, mas não cadastraram a biometria também vão ter que ir ao cartório para atualizar dados, regularizar o título ou transferir o domicílio. Já quem tem a biometria cadastrada pode pedir o serviço online no site do TSE

Para realizar a ação deseja, é necessário que a pessoa leve os documentos pessoais, de preferência com foto, como a identidade ou certidão de nascimento e casamento. Para os homens que solicitarem o primeiro título no ano em que completam 19 anos, é obrigatório, ainda, apresentar o certificado de quitação militar.

No caso de transferência de município, também é preciso apresentar o documento com foto e o comprovante de residência. O eleitor pode procurar o Tribunal Regional Eleitoral ou a Justiça Eleitoral no estado para saber a unidade mais próxima, horários e necessidade de agendamento. 

Com informações da Agência Brasil


Leia mais sobre: / / / Brasil

Comentários