16 de dezembro de 2024
Atenção!

Prazo final para declarar IR acaba em 10 dias

As declarações podem ser feitas até o dia 31 de maio diretamente pelo Programa de Geração da Declaração de 2023, disponível no site da Receita Federal
A declaração pode ser enviada pelo Programa Gerador de Declaração de 2023, disponível no site da Receita Federal. Foto: Reprodução
A declaração pode ser enviada pelo Programa Gerador de Declaração de 2023, disponível no site da Receita Federal. Foto: Reprodução

O prazo final para declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física (IR) de 2023 acaba dentro de 10 dias. Desse modo, os contribuintes terão até o dia 31 de maio para enviar as declarações. Uma das opções de envio é pelo Programa Gerador da Declaração relativo ao exercício de 2023, disponível no site da Receita Federal.

Assim sendo, o contribuinte que optar pelo preenchimento e a entrega com pré-declaração, pode baixar o programa pelo site da RF. No entanto, há ainda a opção de utilizar o serviço online pelo  Meu Imposto de Renda, pelo Portal e-CAC ou pelo aplicativo para tablets e celulares.

Novidades

Este ano, tiveram algumas novidades. O modelo pré-preenchido pôde ser utilizado desde o primeiro dia de entrega, em 15 de março. Ademais, também houve uma novidade em relação a quem tem investimentos na bolsa de valores, no mercado futuro ou em investimentos semelhantes. A Receita flexibilizou a obrigatoriedade da declaração para este público.

Agora, só é obrigado a declarar IR quem vendeu ações cuja soma superou R$ 40 mil ou quem teve lucro de qualquer valor com a venda de ações em 2022, sujeito à cobrança do IR. Anteriormente, qualquer contribuinte que tivesse vendido ou comprado ações no ano anterior era obrigado a declarar.

Conforme a receita, quem optar pela declaração pré-preenchida, ou por receber o valor da restituição pela chave Pix, desde que a chave seja o número de CPF do titular, terá prioridade no recebimento, dentro das normas legais. O pagamento começa no dia 31 de maio, e foi dividido em cinco grupos. As restituições serão feitas até o dia 29 de setembro, de acordo com a data de entrega da declaração.

De acordo com a Receita Federal, até as 8h30 desta segunda-feira (22), foram recebidos mais de 27 milhões de declarações. Por fim, a expectativa é chegar a 39,5 milhões até o fim do prazo.

Com informações da Agência Brasil


Leia mais sobre: / / Brasil