23 de novembro de 2024
Cidades

Praça revitalizada conta com bicicleta que permite recarregar bateria do celular

Marta Vilela pedalando e carregando a bateria do celular (Foto: Samuel Straioto- Diário de Goiás)
Marta Vilela pedalando e carregando a bateria do celular (Foto: Samuel Straioto- Diário de Goiás)

Foi entregue na tarde desta quarta-feira (18), a revitalização da Praça Estado da Palestina, situada logo abaixo da Praça Tamandaré, na Avenida República do Líbano, no Setor Oeste, em Goiânia. A revitalização do local foi feita pela concessionária de energia elétrica, Enel, em parceria com a Prefeitura de Goiânia. Entre os atrativos está um conjunto de bicicletas fixas, em que o cidadão pode fazer atividade física e ao mesmo tempo recarregar a bateria do telefone celular.

Após a entrega oficial, com a presença do prefeito Iris Rezende (MDB), secretários da administração municipal e representantes da empresa Enel, moradores da região já começaram a usufruir do espaço.

Marta Vilela foi com três netos conhecer a praça revitalizada. Ela se sentou na bicicleta, começou a pedalar e com a energia gerada na atividade física, o celular dela ia sendo carregado. Marta avalia que após o poder público e a empresa ter modificado o local, agora cabe a população colaborar para conservação do espaço.

“É conservar. A conservação é algo que nós não podemos perder de vista. O cuidado com essa praça é extraordinário para as crianças, todo o piso emborrachado, e cuidado com os adultos também. Hoje o mundo é tecnológico, olha que maravilha, estou sentada em uma bicicleta fazendo exercício e gerando energia para meu próprio celular”, destacou.

O diretor presidente da Enel, Abel Rochinha, explicou que a empresa estará em Goiás pelos próximos 30 anos e é importante uma boa relação com a sociedade, que as pessoas gostem da empresa e por isso, a parceria para revitalizar o local é uma ação estratégica.

“O conceito mais moderno de sustentabilidade é estar vivo e ser uma empresa atuante daqui a 30 anos, é algo que nós praticamos. Esse é um conceito que para nós é estratégico, está em nossa veia. Nós estamos aqui, no Estado de Goiás, pelos próximos 30 e se Deus quiser, 60 e 90 anos. Então, a ideia de longo prazo, ou seja, de a sociedade entender e gostar da gente, conviver com a gente”, explicou Abel Rochinha.

O prefeito Iris Rezende ressaltou a importância de uma parceria público privada e declarou que o ambiente é benéfico para a as famílias da cidade. “Eu sempre entendi que as pessoas precisam de um lugar onde se desafogue um pouco daquele ambiente doméstico, que os filhos, a família possa sair, possa brincar, possa encontrar com as pessoas e a praça oferece essa oportunidade à população”, argumentou o prefeito.

Outros locais

Durante a solenidade, o prefeito Iris Rezende, brincou com o representante da Enel Abel Rochinha. O gestor disse que seria importante a empresa fazer outras ações em mais pontos da cidade. Ao Diário de Goiás, Rochinha destacou que recebeu a convocação do prefeito e que a empresa se esforçará para promover mais ações do tipo.

Marta Vilela que acima descreveu a satisfação de usufruir de um espaço público requalificado, afirmou que é importante que outras praças também sejam revitalizadas. Ela contou a reportagem que uma neta machucou o pé na Praça do Avião no Setor Aeroporto e que perdeu o pedaço de um dedo, por falta de conservação. Ela pede a reestruturação do local.

“Eu tenho uma neta, a caçula, que machucou o pezinho na Praça do Avião, há dois anos, perdeu um pedaço do dedo por falta exclusiva de conservação. Eu acho que essa parceria tem que estender não só para esta praça, mas para várias praças, outros lugares, inclusive a Praça do Avião, que está tão “abandonadinha””, destacou.

Além das bicicletas ergométricas, o local ainda conta com brinquedos. O piso de boa parte da praça é emborrachado permeável. Bancos foram reformados, lixeiras substituídas e uma nova grama foi plantada.


Leia mais sobre: Cidades