O governador Marconi Perillo recebeu, na noite desta quarta-feira, 13, no Palácio das Esmeraldas, a Medalha Mário de Andrade, homenagem do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entregue a pessoas e entidades que colaboraram com a trajetória de 80 anos da instituição, completados neste ano. “Poucas vezes uma homenagem me marcou tanto quanto essa”, agradeceu o governador, único do País condecorado com a honraria, entregue a pessoas e instituições com relevantes serviços prestados à promoção do patrimônio e da cultura.
Outros seis goianos foram homenageados entre outras 200 pessoas e instituições brasileiras. Na solenidade, o governador também assinou um termo de compromisso com o Ministério da Cultura, o Iphan e a Prefeitura da Cidade de Goiás, no valor de R$ 597 mil, para a restauração do Mercado Municipal da Cidade de Goiás.
“Se consideramos apenas o que a Secretaria realiza na área de cultura, Goiás é o terceiro no País em termos absolutos de investimentos na cultura. Mas, se consideramos que investimos também no turismo voltado à cultura, não tenho dúvida de que somos o segundo Estado que mais investe em cultura no país em termos absolutos e o Estado que mais investe em termos relativos”, afirmou o governador.
Marconi reafirmou o compromisso que sempre teve com a cultura em seus quatro governos. Disse que os investimentos na área “têm simbolismo e significado muito grande na vida das pessoas, na democratização das oportunidades, no florescimento de uma consciência crítica que pode mudar e melhorar as coisas significativamente.” De Goiás, também receberam a homenagem Antolinda Borges, a Tia Tó; Antônio Carlos Costa; Antônio César Pinheiro; Elder Rocha Lima; Maria Cristina Portugal; e Sílvio Cavalcante.
A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, disse que o governador Marconi Perillo foi o responsável pelas maiores obras já realizadas na cultura em Goiás. Ela citou diversos projetos do governo do Estado, entres eles, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), o Canto da Primavera, a Construção do Centro Cultural Oscar Niemeyer e uma “verdadeira revolução no circuito art déco.”
“Marconi possibilitou, ao longo de suas quatro administrações, a elevação da alta estima do goiano no setor cultural. Esta é a maior obra que um gestor pode fazer pelo seu povo. Ele nos ajuda, desde 1999, a olhar para toda a riqueza que temos nas artes, na arquitetura, leitura, música, artes plásticas, poesia, procissões e festividades”, declarou.
A comenda Mário de Andrade foi criada especialmente para homenagear pessoas que contribuíram com os trabalhos do Iphan ao longo da trajetória de 80 anos. Ao todo, 200, entre pessoas e instituições. Prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos disse que o governador Marconi Perillo é o mais merecedor da homenagem por ter levado benefícios a todos os municípios de Goiás, sem distinção. “O governador sempre manteve um carinho especial pela cultura”, declarou.
Superintende-executivo de Cultura da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), José Eduardo Morais disse que a homenagem do Iphan ao governador Marconi Perillo é mais do que merecida. “Porque desde 1999, o apoio ao patrimônio histórico tem sido intenso e cada vez mais consistente e crescente”, afirmou.
O reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Wolmir Amado, afirmou que o governador sempre se destacou com sua atuação à frente do Patrimônio Histórico de Goiás. “O seu compromisso com o patrimônio histórico de Goiás foi e é muito significativo. Eu pude testemunhar o tanto que se fez de restauração de obras históricas e incentivo à cultura”, disse Wolmir.
Leia mais sobre: Goiânia / Goiás / Governo de Goiás / Marconi Perillo / PSDB / Zé Eliton / Política