Conselheiro da cidade de Toronto, no Canadá, Michael Thompson afirmou ao governador Marconi Perillo, durante visita realizada hoje a Goiânia, que considera bastante provável que sejam estabelecidas parcerias entre a cidade canadense e o Governo de Goiás. Acompanhado do diretor da consultoria financeira canadense Business Growth Service, George Spezza, Thompson veio a Goiás a convite de Marconi para conhecer as potencialidades do Estado e o trabalho de gestão pública realizado pelo governo estadual.
“O senhor deixou na nossa mente certo mistério e uma grande vontade de vir conhecer pessoalmente o Estado de Goiás”, disse Thompson se referindo à missão comercial internacional liderada por Marconi ao Canadá no mês de setembro. O conselheiro chegou a dizer que, antes da visita do governador a Toronto, os representantes políticos daquela cidade sequer “haviam ouvido falar” de Goiás.
“Estou muito feliz de estar aqui e, apesar de estar há menos de 24 horas em Goiás, eu já me sinto muito bem recebido no Estado. Pelas duas reuniões que tivemos hoje, já foi nítida e clara a minha noção de que o potencial de Goiás é fabuloso para um estreitamento em benefício mútuo tanto da cidade de Toronto, quanto do Estado de Goiás”, afirmou Thompson.
O governador apresentou avanços alcançados pelo Estado nos últimos anos e ressaltou que o Governo de Goiás tem buscado prioritariamente a eficiência e o profissionalismo na gestão pública. Ele convidou a comitiva a visitar a Secretaria de Segurança Pública e o projeto Conecta SUS – Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde, que permite a concentração de informações estratégicas para a gestão do SUS por compilação, compartilhamento e análise dos indicadores de saúde.
“Nós temos um modelo de ações integradas, de tecnologia da informação, que contemplam cerca de 200 programas. Este projeto recebeu a visita, somente nos últimos três dias, de dois ministros de Estado: ministro da Saúde, Ricardo Barros e Osmar Terra, do Desenvolvimento Social e Agrário. Eu imagino que o Canadá já tenha tecnologias muito avançadas, porque se trata de um país muito desenvolvido. Mas eu espero que o senhor possa encontrar algo que venha a ser transmitido aos seus pares no Governo de Toronto”, pontuou Marconi.
O governador informou ao grupo que o Governo de Goiás mantém monitoramento em todos os municípios goianos relativos às doenças causadas pela picada do mosquito Aedes aegypti, como Zika, Chikungunya e Dengue. “Nós temos o monitoramente de todos os domicílios. São mais de 2 milhões de domicílios, que são visitados periodicamente, 24 horas por dia. Isso fez com que a infestação do mosquito caísse para muito abaixo da média brasileira. Esse é um programa muito bem sucedido”, explicou Marconi.
Outra ação na área de saúde pública citada por Marconi foi o monitoramento de todas as grávidas do Estado: “Nós sabemos quantas gestantes existem hoje em Goiás, a quantidade de consultas que fizeram, quantas estão tendo gestação com e sem risco. Temos nos painéis todos os indicadores epidemiológicos do Estado e em todas as 246 cidades nós temos uma pequena sala de situação em que os técnicos e secretários conversam permanentemente por videoconferência com nossa equipe”.
O governador também apresentou ao grupo o trabalho realizado pela Central de Controle, Monitoramento e Inteligência da Segurança Pública. “É um sistema totalmente integrado, que também é um modelo de referência para o país,” afirmou.
O secretário-chefe do Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais de Goiás, Isanulfo Cordeiro, destacou a boa impressão demonstrada pela delegação do Canadá aos projetos goianos na área de Saúde. “O Canadá é um país que tem a área da Saúde de primeiro mundo e ainda assim a delegação ficou impressionada com a gestão da área pública em Goiás”, disse.
Leia mais sobre: Economia