19 de novembro de 2024
Política

Posse do prefeito, vice e vereadores em Goiânia será na UFG

Posse será no Centro de Eventos da UFG, com público limitado. (Foto: UFG)
Posse será no Centro de Eventos da UFG, com público limitado. (Foto: UFG)

A cerimônia de posse do prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), do vice Rogério Cruz (Republicanos) e dos 35 vereadores eleitos será realizada na próxima sexta-feira (1), às 15h, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O evento tem autorização excepcional da Secretaria Municipal de Saúde e vai receber até 400 convidados, o que equivale a 10% da lotação do espaço. Cada empossado poderá convidar até 10 pessoas, que entrarão no centro de eventos mediante apresentação de ingressos.

Protocolos de prevenção à covid-19 serão adotados na solenidade. As dependências do Centro de Eventos da UFG serão higienizadas antes e depois da cerimônia. Empossados, convidados e equipes que estiveram trabalhando no local precisarão usar máscara.

O evento será presencial e remoto, de forma a permitir a participação dos eleitos que eventualmente tenham contraído a covid-19. A autorização para posse virtual será concedida pela Diretoria Legislativa da Câmara de Goiânia, com a apresentação de atestado médico. Após a alta médica, o eleito terá de comparecer à sede do Poder Legislativo para a assinatura do Termo de Posse.

Os eleitos prestarão juramento e assinarão o Termo de Posse. Denominada Sessão Preparatória, a solenidade é presidida pelo vereador mais votado da eleição.

Os termos do juramento são: “Prometo cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica Municipal, observar as leis, promover o bem geral dos munícipes e exercer o cargo sob inspiração da democracia, da legitimidade e da legalidade”. Imediatamente após a posse, os vereadores realizam a sessão de eleição dos membros da Mesa Diretora.

Eleição da Mesa Diretora

Após a cerimônia de posse, os 35 vereadores ealizam a sessão de eleição dos membros da Mesa Diretora do Primeiro Biênio (2021-2022). A escolha do presidente e dos demais integrantes da mesa será feita na Câmara. Também neste caso, em razão da pandemia, será permitida a participação remota, também mediante apresentação de atestado médico.


Leia mais sobre: / / Destaque 2 / Política