O reencontro entre Portugal e Uruguai foi feliz para os europeus. Com uma superioridade principalmente na posse de bola, o time do técnico Fernando Santos derrotou os charrúas por 2 a 0 na tarde desta segunda-feira, no estádio Lusail.
O primeiro tempo mostrou Portugal com a posse de bola, mas esbarrando em uma defesa bem postada do Uruguai. A novidade de Diego Alonso, que colocou Giménez pela direita para vigiar João Félix, conseguiu tirar a velocidade dos europeus.
A tática deu tão certo que, quem chegou mais perto de fazer o gol foi a seleção sul-americana. Bentancur, em jogada individual, passou por três adversários e chegou cara a cara com Diogo Costa, mas parou em grande defesa do arqueiro.
O segundo tempo voltou com um contexto semelhante, mas um dos vários cruzamentos à área deu a Portugal o gol. Celebração de Cristiano Ronaldo, tento de Bruno Fernandes e festa para os portugueses.
Uruguai melhorou com as entradas de Arrascaeta e Pellistri, mandando uma bola na trave em chute de Maxi Gómez e perdendo um gol na pequena área com Luis Suárez, que substituiu Cavani. O tento, no entanto, só voltou a sair para Portugal, em pênalti batido por Bruno Fernandes.
O resultado classifica os portugueses, agora com seis pontos, precisando de um empate contra a Coreia do Sul, na sexta-feira, para passar em primeiro. O Uruguai, por sua vez, tem de vencer Gana e torcer para a Coreia não derrotar os europeus, combinação necessária para se classificar.
Momento-chave
Aos 12 minutos do segundo tempo, Bruno Fernandes recebeu pelo lado esquerdo e cruzou para Cristiano Ronaldo. O centroavante correu para a bola, fez o movimento de cabeceio, mas não encostou na redonda, que quicou e venceu Rochet.
Número
Portugal havia perdido para o Uruguai nas oitavas de final da Copa do Mundo FIFA da Rússia, em 2018, mas conseguiu dar o troco nos sul-americanos dessa vez.
Estatísticas do jogo – Portugal 2×0 Uruguai
(Conteúdo – Fifa)
Leia mais sobre: Copa do Mundo 2022 / Esportes