23 de dezembro de 2024
Leandro Mazzini

Por ministério, Lula testou filho de Alencar com empresários

Foi ideia do ex-presidente Lula – que manda muito ainda no Governo – fazer de Josué Gomes, filho do ex-vice José Alencar, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio com a saída de Fernando Pimentel em Março. Há dois meses, Lula reuniu grandes empresários numa mansão em São Paulo e levou Josué. No encontro sigiloso, a turma desfiou um rosário de ataques às políticas econômica e fiscal da presidente Dilma. Josué, herdeiro da tranquilidade do pai e de voz firme, foi o único a defendê-la.


Calma, gente

Na reunião, Josué Gomes, que controla o maior grupo têxtil do continente, lembrou as ações sociais positivas do Governo, e que muita gente saiu da miséria. Lula gostou.

Convencimento

Lula e Michel Temer convenceram Josué a se filiar ao PMDB para pleitear o cargo de Pimentel. Mas após ouvir os colegas na mansão, ele não quer saber de ministério.

Cristão Novo

Cacique do PMDB revelou que dificilmente Josué seria ministro, por ser ‘cristão novo’. Com cofre cheio, Josué é cotado para vice de Pimentel na disputa do governo de Minas.

Aterrissou

Depois da divulgação pela Coluna das tratativas da Infraero para alugar por meio milhão por mês (!) prédio da Transbrasil no Aeroporto de Brasília, a estatal recuou da negociação com a Inframérica, o consórcio argentino que administra o JK. Por ora. O Planalto soube e está de olho nas conversas, e descobriu que tratam opções.

Ma$…ainda taxia

Para não deixar os hermanos na mão, a Infraero estuda proposta já rejeitada pelas hostes: redução da jornada de trabalho e dos salários. Assim, funcionários dividiriam em dois turnos espaços em parte do prédio da Transbrasil, com aluguel menor.

Decolando

O Conselho do Fundo de Desenvolvimento Centro Oeste aprovou a criação da Gabanna Linhas Aéreas, com financiamento para compra aeronaves para operar na aviação regional com foco em Brasília, Goiânia, Cuiabá e Campo Grande. 

Em campo..

Piora a situação delicada de Sérgio Cabral, que estuda disputar o Senado: O deputado Romário (PSB), bem cotado nas pesquisas, também decidiu disputar a Casa Alta.

.. e na área

No Rio, todos os caciques decidiram disputar contra o candidato de Cabral, Luiz Pezão. Entram na lista Garotinho (PR), Cesar Maia (DEM), Lindberbh (PT) e Crivella (PRB).

Insônia

No cenário natural das fofocas semanais no Congresso, a top foi a prisão da cafetina Jeany Mary Corner, agenciadora de garotas de luxo para programas. Muitos políticos estão sem dormir com a agenda de Corner apreendida pela polícia. 

Guerra virtual

A estratégia de petistas do DF de atacarem adversários em redes sociais através de perfis falsos pode ser adotada na campanha presidencial. O governo já tem agência para mídias. Aécio Neves não perde tempo, criará também o bunker virtual dele.

Só na Bahia

Terra da Magia, a Bahia fez jus ao nome no sorteio da Fifa na Sexta. Os jogos mais quentes da fase eliminatória da Copa serão em Salvador: Espanha x Holanda, Alemanha x Portugal, Suíça e França. Até Bosnia x Irã entrou na lista dos procurados.

Bloco na rua

O ex-ministro Fernando Bezerra está em campanha por Pernambuco. No PSB, disputa espaço com o vice-governador  João Lyra e o chefe da Casa Civil, Tadeu Alencar, pela indicação de Eduardo Campos para disputar o governo.

Campanha Air

O deputado André Vargas (PT-PR) usa o cargo de vice-presidente da Câmara para amolar a FAB. Em Outubro e Novembro, fez nove viagens de jatinhos, seis delas para cidades da base como Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu e a capital Curitiba.

Cabideiro

Vargas também utilizou avião da FAB duas vezes na rota Paraná-Brasília e uma vez de Brasília para o Rio. Tem até assessor-cabideiro, especialmente para carregar paletós.

 

Êpa, Êpa

A denúncia é do presidente do Sindicato dos policiais federais de Minas: há dois meses agentes devem informar nos cadastros de investigações se há políticos envolvidos…

Na telinha

A TV Senado exibe hoje, às 20h30, o documentário ‘Conexão Cuba Honduras’, do baiano Dado Galvão, em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. 

Ponto Final

Dia 5 de Dezembro marcou o mundo em um ano. O de 2012 despediu-se de Oscar Niemeyer, referência na arquitetura mundial. O de 2013, do último grande estadista do século 20, Nelson Mandela.

________________________________________

Com Maurício Nogueira, Luana Lopes e Equipe DF e SP


Leia mais sobre: Leandro Mazzini