23 de dezembro de 2024
Cidades

Por determinação de Marconi, Palácio das Esmeraldas, PPLT e Estádio Olímpico são iluminados com cor símbolo do Outubro Rosa

Quem passear pelas ruas do Centro de Goiânia vai perceber que o Palácio das Esmeraldas, o Palácio Pedro Ludovico e o Estádio Olímpico estão iluminados, a partir da noite desta sexta-feira, 6, pela cor rosa. Por determinação do governador Marconi Perillo, as fachadas dos palácios e as quatro torres de iluminação do Olímpico, no Centro de Excelência, receberam a cor símbolo do Outubro Rosa.

“O Governo de Goiás abraçou de vez a campanha do Outubro Rosa. A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Valéria Perillo, e eu apoiamos esse movimento, que chama a atenção para o diagnóstico do câncer de mama”, escreveu Marconi em suas redes sociais na noite desta sexta-feira, 6.

O Outubro Rosa é um movimento internacional de prevenção ao câncer de mama e é apoiado integralmente pelo Governo de Goiás. O mês foi escolhido para representar a causa ao redor do mundo. A iluminação de prédios e monumentos é uma das formas de chamar a atenção da população para os exames de detecção da doença.

Em Goiás, a Secretaria do Estado da Saúde coordena as campanhas de informação, prevenção e tratamento do câncer de mama, que se detectado precocemente tem elevados índices de cura.

A Gerência da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da SES oferece apoio às secretarias municipais de Saúde para a realização de atividades durante o mês de outubro. Um exemplo é a parceria com a Secretaria de Assistência Social de Aparecida de Goiânia, na promoção até o dia 18 de outubro do Espaço Múltiplo Rosa, no Aparecida Shopping.

O método de rastreamento deste tipo de câncer é a realização do exame de mamografia e a recomendação, atualizada em 2016, é de que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. Essa é também a rotina adotada na maior parte dos países que implantaram o rastreamento do câncer de mama e tiveram impacto na redução da mortalidade por essa doença. Em Goiás, no ano de 2016 foram realizadas 43 mil 580 mamografias, uma média de 3.632 por mês.


Leia mais sobre: Cidades