12 de agosto de 2024
Cidades

Policiais civis fazem manifestação nesta quarta-feira em Brasília

Os policiais civis vão realizada nesta quarta-feira, 8, uma mobilização nacional contra a PEC 287/2016, do governo federal, que institui a reforma da Previdência Social.

A manifestação é das forças de segurança porque a reforma inviabiliza a aposentadoria de policiais, foi criada a União dos Policiais do Brasil (UPB), que já congrega mais de 30 entidades de policiais civis, federais, rodoviários federais, guardas municipais, agentes penitenciários, peritos criminais, papiloscopistas e outras categorias relacionadas à segurança pública.

Segundo Paulo Sérgio Alves de Araújo, presidente do Sinpol-GO, extinguir o risco de vida dos policiais como esta sendo proposta na reforma é acabar com a aposentadoria dos policiais civis. “Nós temos uma profissão diferenciada das demais, nós corremos risco de vida diariamente, a nossa profissão é a segunda mais estressante do mundo, nós precisamos ser tratados de forma diferenciada não por privilégio e sim porque a nossa profissão é diferente”, enfatiza o presidente do Sinpol

Paulo Sérgio Alves de Araújo explica que, caso o texto governamental seja aprovado da forma como foi enviado ao Congresso, o Brasil terá os policiais mais velhos do mundo, já que eles terão de contribuir para a Previdência por 49 anos e só poderão se aposentar aos 65 anos. Isso sem contar que a expectativa de vida dos policiais no Brasil é de 59 anos.

Os sindicalistas estão fazendo o trabalho politico também conversando com os deputados federais e senadores para que caso seja apresentada uma emenda eles sejam favoráveis. Outro ponto é o trabalho direto com a população para que ela perceba a importância das categorias.

O presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), Jânio Bosco Gandra, informa que a intenção dos organizadores é reunir 5 mil policiais em Brasília para cobrar um posicionamento dos representantes dos Estados no Congresso Nacional e também para sensibilizar a sociedade para as particularidades da atividade policial.

Em Goiás os policiais se concentrarão logo cedo no complexo das delegacias especializadas de Goiânia, no Setor Cidade Jardim, de onde sairão às 7h30 com destino a Brasília. A manifestação na capital federal terá início às 13h30 na Esplanada dos Ministérios.


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários