25 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 09/02/2023 às 14:41

Polícia prende hacker que causou prejuízos em mais de R$ 1 mi

O homem de 27 anos é acusado de praticar uma série de crimes de ordem financeira, como clonagem de cartões de banco, confecção de documentos falsos, atuação em conjunto quadrilhas especializadas neste tipo de ação. A Polícia Civil estima que nos golpes praticados por ele foi gerado um prejuízo em mais de R$ 1 milhão de reais.

De acordo com o delegado Alex Vasconcelos, do Grupo Antirroubo a Banco, da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), a partir de crimes de explosão a caixas eletrônicos, foram iniciadas as investigações desta quadrilha que culminou a com a prisão de 11 membros, sendo o hacker o último dela preso.

O acusado foi preso na casa dele no Jardim Califórnia em Goiânia. Segundo o delegado ele foi autuado em flagrante pelo crime de furto mediante fraude, tendo em vista que tinha acabado de fazer duas transações financeiras no valor de aproximadamente 4 mil reais.

 “O hacker iniciou os próprios roubos, mas evoluiu fazendo a documentação falsa pessoal e dos veículos utilizados pelas quadrilhas e também no ramo de fraudes eletrônicas, através de compras e pagamentos em cartões de crédito e débito. Ele abria empresas fantasmas e contas fantasmas nos nomes destas empresas e fazia a captação do dinheiro diretamente para estas empresas, fazendo pagamentos e saques de valores nestas contas”, afirma o delegado Alex Vasconcelos.

O suspeito obtinha dados das pessoas em bancos de informações na internet. De acordo com o delegado houve ostentação do dinheiro com viagens, veículos de grande valor.

 A polícia orienta que as pessoas evitem abrir trojans, que são supostos e-mails que bandidos enviam como se fossem instituições financeiras.


Leia mais sobre: Cidades