Operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (29) pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Administração Pública (Dercap) investiga fraudes em contratos da Superintendência de Água e Esgoto de Catalão (SAE), que causaram prejuízos de mais de R$ 6,8 milhões aos cofres públicos.
Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e 16 de quebra de sigilo fiscal e bancário nos municípios de Catalão, Goiás, Goiânia, Ipameri, Silvânia e Bela Vista de Goiás.
A operação, batizada de Valet, investiga crimes de peculato, organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, crimes licitatórios, crimes contra a fé pública e lavagem de dinheiro.
Segundo a Dercap, as fraudes foram praticadas entre 2013 e 2016 por um grupo formado por políticos, funcionários públicos e empresário da região. De acordo com análise do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), as operações fraudulentas foram por superdimensionamento e superfaturamento de contratos para admissão de pessoal terceirizado para a SAE.
Leia mais sobre: Catalão / Cidades / Destaque 2