Cinco pessoas suspeitas de participarem de um esquema de fura-fila da vacinação contra a covid-19 em Rubiataba, no Vale do São Patrício, foram indiciados pela Polícia Civil.
Os investigadores ouviram 16 pessoas, entre investigados, testemunhas e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. A operação também cumpriu 14 mandados de busca e apreensão. Duas pessoas foram presas em flagrante durante a Operação Falsa Modéstia, deflagrada em 16 de abril.
De acordo com a Polícia Civil, foram constatadas irregularidades na fase de vacinação de profissionais de saúde de consultórios, clínicas e farmácias.
Na ocasião, os trabalhadores deveriam comprovar vínculo mediante contracheque, contrato de trabalho ou documento equivalente. E, assim, a vacina era ministrada.
Contudo, a Polícia Civil apurou que, no momento da aplicação da vacina, nenhuma declaração foi solicitada. O procedimento teria sido feito somente após a vacinação, sendo que quando da apresentação da documentação que comprovasse o referido vínculo, surgiram suspeitas envolvendo tais declarações, uma vez que algumas das pessoas vacinadas declararam exercer funções que não faziam de fato.
Os cinco indiciados, segundo a investigação, omitiram, inseriram ou fizeram inserir declaração falsa à Secretaria Municipal de Saúde para receberem a vacina. Eles responderão pelo crime de falsidade ideológica de documento particular, cuja pena pode chegar a três anos de reclusão, e multa.
Leia mais sobre: fura fila vacinação / Vacinacao Covid 19 / Cidades