Cerca de 90 policiais civis e 10 agentes do Departamento de Trânsito (Detran) do Distrito Federal cumpriram na terça-feira (30), 20 mandados de buscas e prisões de suspeitos de vender lacres e placas de veículos falsas no DF. Eles são acusados de agir na capital federal e entorno, a cerca de 200 km de Goiânia.
Os suspeitos devem responder por uso indevido de símbolo público, adulteração de sinal identificador de carro, exploração ilegal de atividade econômica e associação criminosa.
Dados da Polícia Civil de Goiás apontam que os casos de roubos e furtos de veículos em Goiás diminuíram 75% nos últimos quatro anos.
Goiás, tem 101 empresas estampadoras credenciadas, sendo referência para o Brasil nas ações de enfrentamento a fraudes veiculares, graças à segurança e confiabilidade do processo.
A Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), aponta que em 2018 foram registradas 2,8 mil ocorrências de carros clonados no DF, graças ao que chamam de “indústria” que alimenta os crimes.
Leia Também: Detran GO anuncia redução do custo do emplacamento; Veja os novos valores
Nos outros Estados e mesmo no DF, ainda que as placas sejam oriundas de empresas autorizadas, elas nem sempre são confiáveis por causa de fraudes nos processo. A diferença para o modelo de Goiás é que, aqui, o processo é totalmente auditado, sendo possível realizar a rastreabilidade do emplacamento.
Leia mais sobre: detran / emplacamento / Polícia / Cidades